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Você está preparado para vender na Black Friday?

A data mais importantes do e-commerce brasileiro está chegando. Prepare-se para aproveitar as oportunidades de vendas da Black Friday.


Chegou a hora de fazer girar o estoque e impulsionar as vendas. A Black Friday 2018 já está quase chegando e você precisa estar preparado para atender o aumento da demanda. Conforme a pesquisa divulgada pelo Google, somente na Black Friday de 2017 as vendas chegaram a R$ 2,1 bilhões e a expectativa é que esse número cresça ainda mais este ano.

Além do aumento expressivo nas vendas, a data oferece uma excelente chance de conquistar novos clientes e construir relacionamentos que vão durar o ano todo. Mas qual o segredo para aproveitar as oportunidades desta data? A chave para o seu sucesso comercial durante o período está no planejamento!

Estudos indicam que o consumidor começa a pesquisar as ofertas até dois meses antes da Black Friday, que este ano acontece no dia 23 de novembro. Se o seu cliente já está se preparando, você também precisa estar pronto para atender às necessidades dele.

Para te ajudar a planejar sua operação para a data mais importante do e-commerce brasileiro, preparamos algumas dicas para estruturar desde já o seu negócio. Confira!

O que você precisa saber para se preparar para a Black Friday

Para que tudo saia bem e você fature muito, é preciso estruturar cada etapa do processo de venda. Não basta garantir os melhores produtos e ofertas para ter sucesso nessa data. É preciso também se programar com antecedência para oferecer a melhor experiência de compra ao longo de toda a jornada do consumidor. Por isso, se você ainda não começou a pensar na Black Friday, chegou a hora de dar atenção máxima a esta data.

Planejamento para a Black Friday

Se você é um vendedor experiente, já sabe que a Black Friday exige um planejamento só para ela e isso vale para todas as frentes do seu negócio. Mas, se você está começando no e-commerce é fundamental ter isso em mente.

O planejamento detalhado e específico para datas especiais como esta, garante que sua loja esteja pronta para atender o aumento nos pedidos, cumprir os prazos combinados para a entrega e proporcionar ao cliente uma experiência tão incrível que o fará voltar a comprar com você em outras oportunidades.

Por isso, neste planejamento, não deixe de considerar:

  • Estratégia comercial: faça uma visita ao seu plano de negócios e, com base nele, desenhe os seus objetivos para esta Black Friday. Lembre-se de analisar suas vendas nos últimos anos, definir quais produtos tem mais saída, qual parte do seu estoque precisa de reforço e qual precisa girar neste momento. E, claro! Dê uma boa olhada nas tendências do mercado para este ano, pois elas podem indicar boas oportunidades de inovar e trazer bons produtos para os seus clientes.
  • Negociação com fornecedores: se você já sabe quais são seus objetivos para esta data, chegou a hora de negociar. Com base nos produtos que serão destaque nas suas ofertas nesta Black Friday, converse com os seus fornecedores para conseguir os melhores preços, condições de pagamento e prazos de entrega. Para definir os artigos que irá negociar, tome como base seu histórico de vendas nesta data, sua estratégia comercial. Ter um bom relacionamento com os fornecedores é fundamental! Não se esqueça: quanto antes você começar a falar com seus fornecedores, melhores serão as condições que irá conseguir.
  • Estratégias de Marketing: objetivos definidos e produtos negociados, chegou a hora de planejar a sua comunicação para esta data. Para bater suas metas, você vai precisar desenhar a sua estratégia de marketing com cuidado. O objetivo é chegar de maneira assertiva aos seus consumidores no momento que eles estão dispostos a comprar. Por isso, diversifique seus canais e aposte em comunicações criativas e segmentadas em newsletters personalizadas e posts e anúncios em redes sociais destacando os chamados “produtos âncoras” – aqueles que irão atrair mais público para sua loja. Para chamar a atenção, vale usar hashtags, como #BlackFriday #NomedaSuaLojaBlackFriday. Nao pode deixar de fora o investimento em campanhas de Google Adwords, Display e Facebook Ads. A dica é montar uma planilha com todas as suas ações, e os respectivos objetivos, para acompanhar os resultados e fazer ajustes necessários ao longo de toda campanha.
  • Operação: com o aumento nas vendas é imprescindível um reforço em todas as frentes para manter o padrão de qualidade de atendimento e entrega. Lembre-se que seu foco principal deve ser a experiência do cliente. Por isso, alinhar as etapas internas de separação, embalagem e logística é fundamental. Entregar no prazo é essencial para oferecer uma experiência de compra positiva. Planeje se irá precisar de mais gente para embalar e enviar os produtos, ou para atender o cliente no pré e pós-venda. Uma alternativa é contratar funcionários temporários para esse período.

Fique atento aos prazos e, caso a entrega seja realizada por terceiros, como transportadoras, assegure o andamento de cada passo do processo. Os seus fornecedores também parte do seu planejamento, principalmente em datas como essas.

Plataforma estável e simples

O site da sua loja virtual precisa ser estável para que o carregamento das páginas e dos produtos seja rápido, assim o comprador não precisa esperar. Lembre-se de que o número de visitantes irá aumentar – e muito!

Outro ponto importante é que seja fácil de navegar. Por exemplo, você pode criar uma seção chamada Black Friday. Dessa forma, o usuário sabe que ao procurar por ali irá encontrar apenas os itens que fazem parte do período promocional.

Pense, também, em uma maneira de tornar os anúncios dos seus produtos atrativos. Invista em fotos de alta qualidade e descrições completas. O seu e-commerce tem que ser atraente. Afinal, é a sua vitrine.

Segurança

Além de um planejamento específico e um site estável pronto para suportar o aumento nos acessos, sua loja virtual precisa transmitir segurança para o consumidor em qualquer época do ano. Entretanto, na Black Friday isso se faz ainda mais importante, pois a data é a porta de entrada para muitos consumidores no mundo das compras online.

Pensando, especialmente, neste consumidor iniciante – que tem um receio maior quanto a segurança dos seus dados e entrega -, forneça informações claras quanto a política de troca, prazos e deixe visível o máximo de meios de contato possível. Um site com informações organizadas e aparência profissional ajuda a espantar o medo desses clientes.

Aproveite a Black Friday para alavancar suas vendas, planeje todas as ações necessárias, reforce sua operação e conquiste cada vez mais clientes. Comece a se preparar agora e lucre com a data mais importantes para o varejo online.

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