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Retorno sobre Investimento: como calcular o ROI

Descubra como calcular ROI da sua loja virtual e garanta que a conta feche no final do mês.

Para começar, você sabe o que é ROI de uma empresa e como ele funciona? De forma simples, o ROI é um termo em inglês que significa “Return over Investment” ou em bom português, “Retorno sobre Investimento”, ou seja, os resultados dos investimentos que a sua empresa realiza, principalmente quando investe em marketing digital. Conhecendo como calcular ROI do seu negócio, saberá identificar se essas aplicações estão sendo efetivas e, assim, otimizar as ações em busca de resultados melhores.

Uma maneira de calcular a efetividade de uma conversão das suas campanhas é usar relatórios que ferramentas, como os que Google Analytics e Facebook Insights oferecem. Você também pode consultar os relatórios de inteligência do Google Adwords para extrair as informações necessárias para calcular o retorno do seu investimento. Mas com tantas opções, você deve estar se perguntando como escolher a melhor maneira de fazer o cálculo para a loja.

A seguir, daremos algumas dicas e ensinaremos como calcular o ROI com exemplo prático.  

Como calcular a fórmula do ROI?

Calcular o ROI pode ser mais fácil que pensa. Você precisará ter à mão o investimento total que você realizou em um determinado período e a receita do seu negócio neste mesmo espaço de tempo. Por exemplo: em 30 dias você investiu R$ 5 mil reais em ações de marketing, como uma campanha de Google Adwords. Neste mesmo período sua empresa teve um faturamento de R$ 50 mil. Este são os dados que você deve ter como base para fazer o cálculo do ROI.

O primeiro passo é dividir o faturamento pelo investimento total de marketing. Se você fatura R$50 mil e investe R$5 mil em marketing, o ROI é igual a 10. Isto significa que cada R$1 aplicado em marketing gera um faturamento de R$10. Em termos de resultados financeiros, significa que seus investimentos em marketing (R$1) estão consumindo cerca de 10% do seu faturamento (R$10), e por consequência, da sua margem de lucro.

Agora que já sei minhas margens, como analiso se o ROI está bom ou ruim?

O percentual do faturamento investido por uma loja virtual com marketing gira entre 9 a 15%, dependendo do seu porte e do mercado em que atua. Esses números podem variar e cada negócio deve definir o seu próprio investimento. Se os seus cálculos chegaram neste percentual, e comparando com  o mercado externo, você parece estar na média. Mas com este investimento semelhante aos concorrentes, como fazer para ampliar o market share (participação de mercado)?

Uma dica é otimizar o valor aplicado. Você pode fazer a príncipio pequenos experimentos de investimento e retorno, distribuindo o seu budget em ações de marketing em diferentes canais. Dessa forma, é possível calcular ROI de marketing em cada canal e analisar quais estão sendo mais assertivos e rentáveis. Após essa análise poderá focar nos que geram melhores resultados, e, assim, trazer mais retorno em vendas para a sua empresa.  Essa é uma análise que deve ser realizada com frequência.

Dá um pouco mais de trabalho, mas a estratégia de análise desses diferentes dados, dará uma visão mais ampla da saúde de seu negócio. E aí? Preparado para começar a calcular o retorno do seu investimento em marketing digital e aplicar melhor?

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