Close

Qual tamanho e formato deve ter meu logo?

O logo da sua loja é a base da identidade visual da sua marca. Invista em formas e fontes que sintetizem o que a sua empresa deseja comunicar.


O logo é o carro-chefe da identidade visual para qualquer empresa. Por isso, criar uma logomarca é tão importante quanto definir o nome da sua loja. Trata-se, também, de uma ferramenta estratégica. Afinal, é por meio do logotipo que, com o tempo, seus clientes e potenciais compradores lembrarão da sua marca.

Criando o logo

Um bom logo não precisa ter linhas complicadas e um monte de informação. Pelo contrário, ele deve ser simples e refletir o que a sua empresa quer dizer por meio de cores, formas e texto.

Tome cuidado com imagens que possam ser ofensivas como, por exemplo, símbolos e desenhos ligados a religião, ou uma arte que remete a algo obsceno. Apesar de parecer óbvio, é um detalhe importante: sua marca pode perder muitos clientes por isso e sua reputação vai sofrer também.

Tenha em mente o seu público, os seus produtos e o que deseja transmitir ao seu cliente. Até mesmo deste ponto de vista, você precisa colocar a experiência do consumidor como prioridade. Será que vai chamar a sua atenção? O consumidor será atraído por ele? A arte vai ser difícil de entender? Pergunte a si mesmo questões que possam surgir para a pessoa que vai comprar o seu produto.

Um bom logo pode conter uma imagem e o nome da sua marca. Ele precisa ser simples e ao mesmo tempo sofisticado, ter boa dimensão, equilibrado passar profissionalismo e principalmente comunicar o que o seu negócio representa. O tamanho do seu logo vai variar conforme a aplicação e em geral a melhor alternativa para salvá-lo é o formato vetorizado. Se alguém vai produzir o seu logo, certifique-se que entregue os seguintes arquivos:

  • O original, arquivo editável (exemplo em formato Illustrator)
  • Um arquivo vetorizado no formato RGB para aplicação digital
  • Um arquivo em EPS vetorizado em formato CMYK para impressão, e
  • Um arquivo de pré visualização web (PNG, JPEG, PDF)

Porém, não se empolgue em meio às cores e diferentes formas. O seu logo não pode ser poluído. Aliás, você pode fazer um estudo sobre colorimetria e consumo. Especialistas compilaram alguns tons e seus significados, veja o que se encaixa melhor no seu negócio:

  • Amarelo: ajuda a estimular a mente. Cor relacionada à lógica, descontração e tomada de decisão.
  • Turquesa: denota versatilidade e criatividade. É recomendada para quem vende produtos aquáticos ou de limpeza.
  • Roxo: simboliza imaginação e espiritualidade. Boa para quem trabalha com atividades artísticas.
  • Rosa: se você trabalha com moda ou cosméticos, essa é uma ótima opção. É uma cor que costuma transmitir calma.
  • Dourado: trabalha com artigos de luxo? Então, o dourado é perfeito para você, pois é relacionado a produtos elegantes e caros, como as joias.
  • Cinza: cor segura para vários tipos de negócios, já que transmite neutralidade.
  • Branco: outro tom versátil que você pode usar sem medo, independente do tipo de loja que tenha. Mas, se quiser se destacar, não é a melhor escolha.
  • Preto: sugere mistério, intimidação e poder. Combina com uma loja de motos, por exemplo.

Incluindo seu logo no Mercado Shops

Ao montar o site da sua loja virtual no Mercado Shops você precisará realizar o upload do seu logo respeitando algumas diretrizes tamanho, peso e formato do arquivo a fim de que ele tenha uma boa visualização para o usuário final.

Tamanho máximo

300px de largura e os 150px de altura para os modelos minimalistas e mais modernos;
940px de largura e os 150px para os modelos básicos e estendidos.

Caso o seu logo seja maior, o sistema irá ajustar automaticamente para o espaço que você tem. A plataforma do Mercado Shops é bem intuitiva e te auxilia neste processo, avisando sobre eventuais necessidades de redimensionamento. Saiba mais como configurar o seu logo em sua loja.

Formato

A Internet aceita bem três formatos de imagem: JPG, PNG e GIF:

  • JPG: geralmente, este formato é usado para fotografias (ex: fotos de produtos) pois não permite o uso de recursos como transparências.;
  • PNG: recomendado para arquivos que explorem o uso de transparências e sombras em ícones, logos ou gradientes;
  • GIF: permite o uso de recursos como transparências e sombreamento, além da produção de imagens em movimento.

Para uma boa visualização do logo em qualquer navegador, recomenda-se a utilização dos formatos PNG ou GIF, sempre com imagens estáticas.

Ajuda especializada

O logotipo, provavelmente, é a primeira imagem que os seus clientes irão ver assim que acessarem o seu site! Portanto, capriche na hora de criar um. Peça a opinião de sua equipe, dos seus amigos e familiares. Se tiver habilidades gráficas, pode elaborar um.

Entretanto, caso precise de auxílio, o Mercado Shops te oferece um time de especialistas para ajudar. Um logotipo profissional, simples e atrativo visualmente passa uma imagem de seriedade sobre o seu negócio, o que impacta positivamente nas vendas.

 

Close