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Como realizar sua primeira venda com Mercado Shops

Sua loja está pronta e chegou a hora de colocar a mão na massa para conquistar a sua primeira venda (de muitas) com o Mercado Shops. O que está esperando?


Você já ativou e configurou a sua loja virtual. Agora que ela está no ar, você precisa atrair clientes para que conheçam e comprem os seus produtos. Para fazer da sua loja um sucesso no mundo online é preciso focar na divulgação do seu novo canal de vendas. Ter uma boa estratégia de atração de clientes é fundamental para ter êxito nas vendas. Redes sociais, Google, WhatsApp e e-mail são apenas alguns dos canais que você pode usar para contar essa novidade.

Veja algumas dicas para montar a sua estratégia e vender mais!

Revise os seus anúncios

Antes mesmo de sair divulgando a sua loja, sugerimos que você revise todos os seus anúncios no Mercado Livre. Afinal, ter anúncios completos não ajudaram somente as suas vendas no Mercado Livre, mas também na sua loja virtual.

Preencher todas as informações corretamente, como título, fotos, descrições, ficha técnica, meio de envio e opções de parcelamento transmite credibilidade e profissionalismo e faz com que os clientes encontrem o que estão realmente buscando. Confira 10 informações que não podem faltar nos seus anúncios.

Encontre e conquiste novos clientes

Uma vez revisado todos os seus anúncios, chegou a hora de colocar “a boca no mundo” e contar pra todos sobre o seu novo canal de vendas. Investir em estratégias básicas de atração de clientes e marketing digital é muito importante nesse momento para que sua loja seja vista e realize vendas. Pensando nisso separamos as principais ações que te ajudarão a conseguir a primeira venda:

Presença nas Redes Sociais

Hoje é essencial que as marcas estejam presentes nas redes sociais. Além de ser uma janela para milhares de possíveis clientes, é um excelente canal de relacionamento. Por isso, crie perfis para a sua loja nas principais.

Facebook e Instagram estão no topo da lista e não podem ficar de fora da sua estratégia.

Uma boa página no Facebook, com informações completas sobre o seu negócio – meio de contatos, horário de atendimento online e, principalmente, o endereço do sua nova loja virtual – vai te ajudar a levar os consumidores para o seu site. Da mesma forma que colocar o endereço na sua BIO do Instagram e links nas fotos dos seus produtos ajudam a levar o comprador diretamente para a página de compra.

Atenção ao conteúdo

Estar presente é super importante, mas produzir um bom conteúdo para redes sociais é ainda mais. Você precisa criar vínculo com a sua audiência e clientes. Para isso, elaborar conteúdos atraentes é essencial. Evite só postar foto de produtos com preços. Esse tipo de publicação não gera engajamento. Fotos bem tiradas, tutoriais e produtos contextualizados despertam o interesse dos possíveis compradores.

No processo de venda pela internet o consumidor passa por diversas etapas até realizar uma compra. Pensar o seu conteúdo cobrindo todas as etapas da jornada do consumidor te ajudará a atrair e realizar vendas nas redes sociais. Veja cada etapa e o que pode fazer:

  • Aprendizado e descoberta: nesse primeiro momento o cliente não tem ou não reconhece um desejo específico. Por isso, é importante produzir conteúdos que apresentem o seu portfólio de produtos;
  • Reconhecimento do problema: ainda não é o momento de falar de preço. Aqui é a hora de destacar os benefícios e qualidades dos produtos que compõe o seu inventário;
  • Consideração da solução: o consumidor já sabe que tem uma necessidade, agora ele precisa descobrir que você tem a solução. Procure impactar os usuários com conteúdos que respondam às conversas que ele tem com a sua marca. Para isso, esteja atento aos comentários. Uma ideia é ensinar o cliente como usá-lo da melhor forma, assim terá certeza que é o que ele busca;
  • Decisão de compra: neste momento ele está pronto para comprar! Então, produza conteúdos sobre suas principais ofertas e ressaltando as vantagens de realizar a compra na sua loja.

Vendendo no WhatsApp

Além das redes sociais, o WhatsApp é um canal de comunicação fundamental hoje em dia e tem um grande apelo para vendas.

Por isso, use a ferramenta para divulgar a sua loja para os seus contatos, especialmente, os potenciais compradores. Uma sugestão é gerar uma lista de contatos dos clientes que já compraram anteriormente com você e enviar uma mensagem contando a novidade e informando o endereço da sua nova loja virtual , promoções e novos produtos.

Estratégia de e-mail marketing

Se você tem uma base de emails de contatos, essa é uma boa hora para fazer uma campanha de comunicação via e-mail marketing.

Para sua estratégia, aposte em conteúdos que vão além da oferta e do preço. Conte que você tem um novo canal de vendas e segmente os produtos de acordo com as compras anteriores de cada grupo de clientes. Por exemplo: se eles compraram anteriormente um celular, uma boa dica é incluir acessórios nas primeiras comunicações. Isso pode ser aplicado a qualquer categoria que venda.

A partir daí, observe o comportamento de compra de cada consumidor e prepare e-mails cada vez mais personalizados, com lançamentos e promoções. Isso provocará o interesse e com certeza irá aumentará sua conversão.

Impulsione suas vendas com campanhas de mídia

Invista na criação de campanhas no Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, pois nestes canais, com um investimento pequeno, você consegue divulgar os seus produtos de acordo com o perfil do seu público, potencializando suas conversões e conquistando uma boa performance e um bom retorno sobre investimento – ROI.

Você pode começar por exemplo criando um catálogo no Facebook Business e usando todo o seu portfólio de produtos na geração de anúncios automatizados nas duas principais redes sociais do momento (Facebook e Instagram).Fique atento para o que não pode ficar de fora da sua estratégia:

  • Segmentação de público: quanto mais específico, melhor o seu ROI e menor o investimento necessário;
  • Link de produtos no Instagram: a partir do catálogo, você pode inserir o link direto dos seus produtos nas publicações do Instagram, fazendo uma conversão direta do conteúdo para a página de compra;
  • Palavras-chave relevantes: para o Google Ads, além da segmentação de público a escolha das palavras-chave é fundamental. Procure termos que sintetizem o seu produto, mas que não sejam amplamente usadas pela concorrência, assim o seu custo por clique (CPC) poderá ser mais baixo mantendo uma boa conversão.

De olho no pós-venda

O seu trabalho no pós-venda também faz parte da sua estratégia de aquisição de clientes. Afinal, um cliente satisfeito, além de voltar a comprar, promove a sua marca através do conhecido “boca a boca”. Ou seja, ele passa a referenciar sua loja e te ajuda a vender mais.

Além disso, toda e qualquer experiência do cliente na sua loja virtual, vai impactar diretamente na sua reputação dentro do Mercado Livre. Por isso, é preciso oferecer um bom atendimento – com respostas rápidas, objetivas e educadas – no pré e no pós-venda, enviar com rapidez e garantir a qualidade do que está vendendo.

Dar os primeiros passos para divulgar a sua loja virtual é muito fácil.

Pronto para começar a vender? Coloque em prática todas essas dicas e conquiste cada vez mais clientes. Boas vendas com a sua nova loja virtual!

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