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O ABC da venda online: abrindo a janela

A: Abrindo a janela

Quando vemos do lado de fora uma loja on-line e sua dinâmica, ou quando vemos a nós mesmos animados, comprando no site de maneira rápida e simples, achamos que a venda on-line é mágica, que se colocássemos nossa própria loja virtual, venderíamos bem mais e com menos esforço.

Temos boas e más notícias. As boas: é verdade. Poderíamos vender bem mais e com menos esforço com uma loja virtual. As más: isso não é feito magicamente e o processo para implementá-la demanda visão estratégica com várias questões a serem consideradas.

Então, por onde começar? Nessa série de notas mostramos a você o ABC da venda on-line.

Por onde começar?

A primeira coisa é sempre parar para observar e enfrentar os problemas um por vez. Se já tivermos um negócio, não vamos trocá-lo para a modalidade on-line da noite para o dia. Inclusive é possível (e até desejável) não substitui-lo completamente.

A primeira noção fundamental é ver a loja on-line como um novo canal de vendas.

Os canais de vendas são sempre complementares, e se apoiam uns aos outros. Para os clientes que conhecem nossa loja física, é bom saber que podem nos encontrar numa loja on-line, e para aqueles que nos procuram através de uma loja virtual, eles gostam de saber que “existimos em algum lugar”. Tudo ajuda.

Um ponto de partida interessante para começar a vender on-line é o Mercado Shops. Um parceiro estratégico que nos guiará a dar os passos necessários neste negócio on-line. Através das ferramentas que o site oferece, torna-se um processo mais simples o de criar nossa própria loja virtual.

ABC da venda online

Para caminhar 1000 km devemos dar o primeiro passo

Se estivermos no caminho de levar a nossa empresa para o mundo digital, talvez tenhamos passado antes pelas vendas on-line no Mercado Livre. Pelo suporte e a eficiência desse site, é bem comum que no começo tenhamos tentando vender nossos produtos ali, mas como nossas aspirações crescem, chega um momento em que queremos passar para outro nível e queremos dar identidade e presença on-line própria da nossa marca.

Nesse momento, aparecem as ferramentas do Mercado Shops como inevitáveis neste ABC da venda on-line, principalmente no “A”: abrir a janela para o mundo, mostrar-nos e ser visíveis; ou seja, existir neste universo cada vez mais digitalizado e em rede.

Do mesmo jeito em que pensamos nas vendas on-line, pensamos no Mercado Livre, quando pensamos em criar nossa loja on-line, aparece o Mercado Shops como o modo mais simples, eficaz e confiável ao nosso alcance. Com mais de quinze anos de trajetória na América Latina, apoiar-nos nessa plataforma é a maneira mais inteligente de desenvolver esse novo canal de vendas.

Além disso, podemos transitar por esse passo de nosso posicionamento no Mercado Livre para constituir uma autêntica loja virtual, pois uma das ferramentas que fornece o Mercado Shops é a gestão unificada de publicações do Mercado Livre e nossa loja on-line, do mesmo lugar.

Lançar uma empresa virtual é como abrir um local físico. Temos que considerar vários pontos: o estilo ou a arquitetura do local; as formas de pagamento e parcelamento; a publicidade; a administração de listas de preços e o estoque…

Todos esses passos que parecem complexos e incontáveis podem ser feitos apenas com um clique, se contarmos com o apoio do Mercado Shops, dado que essa parceria nos permitirá criar primeiro um site com design personalizado e endereço web próprio.

Depois isso nos proporcionará as ferramentas necessárias para oferecer diferentes métodos de pagamento e parcelamento confiáveis, e integrados diretamente na plataforma; um sistema de administração de nosso inventário (que, além disso, cruza informação com nossos produtos no Mercado Livre); ferramentas de marketing e de visibilidade com botões para ficarmos posicionados nas redes sociais e SEO otimizado para posicionar nossa marca nos buscadores (browsers), além da possibilidade de gerenciar envios com diferentes operadoras logísticas.

Mesmo que tenhamos conseguido gerar uma loja virtual, se ainda estivermos vendendo no Mercado Livre ou ainda não tivermos dado o primeiro passo no mundo digital, é importante lembrar-nos das premissas para a venda on-line, pois elas nos permitirão avançar, sem perder o rumo:

  • Clareza: o cliente tem que saber bem o que está comprando, de quem está comprando e quais são todas as condições da venda.
  • Velocidade: compra-se on-line, principalmente porque é mais fácil e rápido.
  • Acessibilidade: compra-se on-line independentemente do local físico em que você esteja.
  • Flexibilidade: é preciso ter sempre diferentes opções e versatilidade para atender todas as necessidades dos clientes.
  • Amabilidade: intimamente ligada com gerar confiança e conseguir a recompra por parte dos clientes.
  • Qualidade: do produto e da experiência do cliente durante a venda.
  • Eficiência: tem a ver com resolver problemas e cumprir com o combinado da melhor maneira possível.

Então já sabemos qual é o primeiro passo. Abrir a janela da nossa loja on-line. Agora temos de pensar na letra B do nosso ABC da venda on-line: procurar o caminho. Mas vamos falar sobre isso numa próxima nota.

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