Close

Natal: uma data crucial para o comércio eletrônico na América Latina

Novembro e dezembro são meses cruciais para o consumo, e os vendedores online devem aproveitá-las para atrair mais clientes através de ofertas irresistíveis.

As festividades estão chegando e uma delas é a mais importante para o comércio: o Natal. Se houver um momento para ser aproveitado, é esse! Sob o pretexto da chegada do Papai Noel, os consumidores esquecem os preços e se entregam ao consumo, enchendo a árvore de Natal com sacolas de presente. Após os resultados da última Cyber Monday na Argentina, em três dias, foram registradas 1,58 milhão de transações, o que significa um faturamento de $ 5.196,00 milhões de pesos, no Chile, de acordo com a Câmara de Comércio de Santiago, as compras ultrapassaram os 150 milhões de dólares, 45% a mais que em 2016 e no Brasil representou um aumento de 16,8%, essa data é uma grande oportunidade para continuar crescendo.

Promoções especiais

Um dos maiores benefícios oferecidos, na hora das vendas através da iInternet, é o grande desconto. Além disso, o comprador fica com vontade de adquirir produtos, que antes ele não tinha interesse. Por isso, é crucial oferecer produtos relacionados com descontos irresistíveis. Nesse sentido, e nas vésperas das datas cruciais para o comércio eletrônico, os vendedores devem ter promoções especiais e notificar os seus clientes sobre as mesmas com antecedência. Os principais descontos poderão ser encontrados em: joalherias, produtos eletrônicos e gadgets, brinquedos e produtos para animais de estimação. Você também pode encontrar descontos em moda, um mercado que está crescendo, após conseguir eliminar os preconceitos para adquirir roupas sem experimentá-las.

Compra online ao invés de loja física

As maiores vantagens das compras através do comércio eletrônico são baseadas no conforto. Já não é necessário ir ao shopping para que o cliente encontre as promoções que procura e obter um bom desconto. A praticidade de estar vendo as promoções pela internet é realmente valorizada pelo consumidor. Poupar tempo e dinheiro é a chave na era digital. As promoções e a simplicidade dos aplicativos ainda são um mundo a explorar para os clientes, que cada vez mais compram com mais confiança em toda a América Latina. Semanas antes das festividades, os clientes – especialmente os millennials e centennials – começam a pesquisar na internet para comparar preços e verem os presentes que podem fazer para seus parentes e amigos.

Rapidez e praticidade

Em tempos tão agitados, a possibilidade de comprar em qualquer dispositivo digital é o que parece permanecer em crescimento contínuo. Embora dois terços das compras on-line sejam feitos a partir de computadores, os celulares e tablets representam mais de metade das visitas aos sites. Portanto, eles são o ponto de partida para realizar pesquisas do produto que o potencial cliente comprará depois.

Para quem compra na última hora

Um dos temores daqueles que deixam as compras do Natal para o último momento é que, se a transação for feita em cima da hora, o presente não chegará a tempo. Com a possibilidade de retirar o produto na loja ou da entrega expressa, esses temores vão desaparecendo lentamente. Portanto, é possível fazer ofertas de última hora e ter compradores online.

Não entrar em colapso

Uma em cada quatro compras on-line acontece nos meses de novembro e dezembro, por isso é crucial ter um ótimo servidor para que os sites resistam o grande fluxo de visitas. Os clientes do Mercado Shops não terão esse tipo de inconveniente!

O que é esperado de compras nessa data?

No Brasil, onde o comércio eletrônico no primeiro semestre de 2017 aumentou 7,5 %, espera-se que no Natal as compras on-line aumentem e ultrapassem as transações das lojas físicas. De acordo com os dados do SPC Brasil, 40% dos brasileiros vão escolher os seus presentes pela internet.

Entre as categorias mais procuradas pelos compradores que costumam fazer pedidos via internet, telefonia e celulares estão em primeiro lugar com 22,3% das compras. Depois estão os eletrodomésticos, que representam 18,8% das compras e os produtos eletrônicos com 9,6%. Casa e decoração está em terceiro lugar com 10,6% e depois moda. Por outro lado, as crianças se inclinam para a compra de brinquedos. Entre os mais procurados estão os filmes de animação, legos e bonecas.

Alguns brinquedos que estão surgindo com maior possibilidade de venda nas festas no México são os “jogos vintage”, como o Super Nintendo, cuja versão atualizada do clássico videogame dos anos 90 já causa furor entre os (não tão) baixinhos. Nas redes sociais, o jogo de videogame Super Mario Odyssey aparece como o potencial vencedor, junto com o console Nintendo Switch. Segundo os dados da pesquisa feita pela Adobe Digital Insight Research, o Natal de 2017 será o primeiro a ultrapassar os 100 bilhões de dólares em vendas.

Resumindo, a presença das lojas na internet com promoções especiais no Natal pode ser beneficiada, pois representa uma solução para os compradores que não têm tempo. Ao oferecer descontos acessíveis e fornecer uma opção mais prática para os compradores, o comércio eletrônico ganha espaço, pois eles não precisam mais ir a uma loja lotada de pessoas. A entrega em domicílio e o vasto catálogo de produtos também parecem convencer os indecisos a se juntarem ao mundo da compra digital.

 

Close