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Black Friday: como a estratégia de marketing te ajuda a vender mais

A data mais importante do e-commerce brasileiro está quase chegando. Saiba como desenhar uma estratégia de marketing para vender mais na Black Friday.


Você certamente já está preparando a sua loja virtual para vender ainda mais durante a Black Friday. Já deve inclusive saber onde precisará reforçar a operação, quais os produtos estarão em promoção e que serão destaque. Ah! E claro que já está com o estoque completo para não perder nenhuma venda.

Com tudo isso ajustado, chegou a hora de dedicar tempo e pensar em todos os detalhes para que a sua estratégia de marketing seja um sucesso e atinja excelentes resultados. Lembre-se: o investimento em ações de marketing deve durar o ano todo, não só na Black Friday. Afinal, serão elas as principais responsáveis por atrair novos clientes para sua loja. Tudo isso é ainda mais importante durante a data mais importante do e-commerce brasileiro. Então, redobre seus esforços e aproveite o melhor da Black Friday!

Definição de budget de marketing para a Black Friday

O primeiro passo para estruturar uma campanha de marketing de sucesso para a Black Friday é avaliar o investimento realizado em ações anteriores. Se essa for a sua primeira participação na maior data de vendas do e-commerce, vale observar quanto você aplicou em períodos semelhantes e estabelecer um “teto de gastos”, o chamado budget.

Mas, se você já é um veterano na Black Friday compare o investimento ano contra ano e, com base nos resultados que espera para 2018, estabeleça a verba disponível para esta campanha.
Vale ressaltar que todo investimento que fizer em marketing deve ter um objetivo. Por isso, defina o objetivo de vendas da sua loja virtual e com base nesse valor faça o cálculo de investimento em marketing.

Planeje sua estratégia com base na jornada do consumidor

Você pode estruturar a sua estratégia de canais baseado no comportamento do seu consumidor para essa data. A jornada do consumidor pode ser uma excelente ferramenta para te orientar a que passos tomar. Ela é dividida em quatro fases – aprendizado e descoberta; reconhecimento do problema; consideração da solução e decisão de compra. Entretanto, para pensar a sua estratégia de marketing eficiente para esta Black Friday é preciso ir incluir esta jornada dentro do funil de vendas e ir além do checkout, trabalhando sua campanha em quatro fases prioritárias: conhecimento, consideração, decisão e pós-venda.

Planeje sua estratégia com base na jornada do consumidor

A dica é diluir a verba que você separou para a campanha de Black Friday ao longo de cada etapa da jornada, considerando um investimento pré e pós evento. Claro que a maior parte do seu budget será concentrada nas fases de conhecimento, consideração e decisão. Para esta data os consumidores já estão passando da fase de conhecimento para consideração, onde já sabem o que querem comprar e vão começar a buscar as melhores ofertas. Nesta fase você pode ter uma campanha de “Esquenta Black Friday” em diferentes canais, como mídias sociais, campanhas de display no Google e Facebook Ads, incluindo a sua própria loja virtual. Tenha sempre em mente que o consumidor já está buscando por produtos e ofertas e, sua marca precisa estar na lista dos sites queridinhos.

Já a fase de decisão acontecerá principalmente na semana da Black Friday e no próprio dia 23 de novembro. Este é o momento que você precisa impulsionar as suas campanha nos canais mais indicados para o seu público para promover as ofertas durante as 24h. Comece a divulgar suas promoções já na meia noite.

Não esqueça de separar um percentual do seu investimento para o pós-venda! É durante este período que você irá trabalhar a fidelização dos clientes conquistados durante a Black Friday.

Reforce seu time e busque os melhores parceiros

Para aproveitar as oportunidades de vendas desta data você vai precisar de um reforço em todo o seu time e também no marketing. Uma outra dica dica é buscar agências especializadas em marketing digital que possam ajudar a criar as suas campanhas de performance para esta Black Friday e demais ações do ano.

Procure entre nosso catálogo de agências certificadas a que oferece a melhor solução para o seu negócio e comece agora mesmo a sua campanha de Black Friday!

Diversifique as plataformas e formatos

Em uma campanha de marketing você pode aproveitar os recursos de diversos canais de comunicação como as redes sociais, e-mail marketing, marketing de performance, formatos diferentes de mídias e o seu próprio site. Explore o que cada uma destas plataformas e formatos têm de melhor para oferecer ao seu negócio.

A escolha do canal deve ser feita baseada principalmente no alcance do seu público, por isso, conheça as características da sua audiência, seus hábitos e onde ela interage mais.

Performance: Desenvolva uma estratégia de palavras-chaves relevantes para a sua marca e portfólio de produtos e ative uma campanha de Google Adwords específica para a Black Friday, impactando seu consumidor desde o momento que estão decidindo o que comprar durante o evento até a conclusão da compra.

Aposte também em campanhas no formato Display, tanto para atração de novos clientes, quanto para remarketing de clientes antigos ou que fizeram buscas recentes no seu site. Tenha para este formato de publicidade banners criativos, que comuniquem a Black Friday e os produtos destaque da sua estratégia.

Mídias sociais: Nas redes sociais, aposte na aproximação com seu consumidor. Informe que sua loja irá participar da Black Friday, as categorias de produto que pretende incluir na ação e escute o que o seu consumidor tem a dizer. Assim, você pode ajustar sua estratégia para entregar a melhor experiência ao seu cliente e potencializar suas vendas.

Durante o grande dia de ofertas, faça promoções relâmpago exclusivas para cada perfil da sua marca nas redes sociais. E, claro, utilize os formatos de anúncio disponíveis no Facebook Ads e Instagram para falar diretamente com o cliente que deseja conquistar. Aposte na criatividade!

E-mail Marketing: Esta estratégia é fundamental para atrair a atenção do seus clientes, por isso não deixe ela de fora do seu plano de marketing para a Black Friday. A sugestão é desenvolver uma régua de comunicação. Defina as datas, conteúdos, produtos, tema da campanha e segmente o público que vai enviar cada e-mail.

Pense sempre em títulos criativos e não esqueça os emojis, pois eles ajudam na taxa de apertura de e-mail. Lembre-se também que o seu cliente vai receber vários e-mails de promoções e o seu estará na caixa de entrada dele. Então, saia na frente definindo o melhor horário e como será a sua campanha de e-mail marketing.

Remarketing: Lembra daqueles leads que coletou durante a pré-Black Friday e sua base de clientes cadastrados? Chegou a hora do remarketing! Aproveite essa lista de contatos tanto para o disparo de e-mail marketing com ofertas segmentadas, quanto para a ativação de campanhas especiais no Google e no Facebook. Relembre o seu consumidor que aquele produto que ele está procurando está com condições incríveis na sua loja.

Seu site: Esta é a principal estratégia de marketing para a Black Friday 2018. Não esqueça de preparar a sua loja virtual para esta data tão importante do e-commerce brasileiro. Desenvolva uma landing page específica de ofertas e coloque um banner na sua home direcionando para esta página especial. Facilite a navegação do seu consumidor! Você sabe: quanto mais rápido ele encontrar o que procura com um preço tentador, mais rápido irá concluir a compra.

Com uma boa estratégia de marketing temos certeza que venderá muito nesta Black Friday. Coloque a mão na massa e esteja pronto para atingir os seus objetivos de vendas. Comece agora mesmo a divulgar a sua loja virtual e os seus produtos! Bora vender?

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