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Inteligência Artificial: tecnologia a serviço das suas vendas

Da vitrine ao pós-venda, aplicar inteligência artificial ao seu e-commerce pode te ajudar a melhorar a experiência do seu consumidor e aumentar suas vendas.


Seguindo a tendência mundial, as empresas estão buscando oferecer experiências cada vez mais personalizadas para o consumidor, isso significa, entre outras coisas, dar opções de produtos conforme o seu perfil de consumo. O objetivo é inovar para aumentar as taxas de conversão, e uma dessas tecnologias está tomando conta do mercado e ajudando neste movimento, a inteligência artificial.

A explosão da inteligência artificial no mundo do e-commerce permite cada vez mais o uso de tecnologias avançadas e pensadas para as vendas. Ampliar e fazer crescer o número de clientes satisfeitos é fundamental para o desenvolvimento do e-commerce e, para alcançar o sucesso, temos que buscar inovação. Por isso, a inteligência artificial deixou de pertencer ao terreno da ficção científica e já está entre nós, pronta para as exigências do mercado de e-commerce.

Possivelmente, você já faz uso desta tecnologia, sem nem ao menos se dar conta. Sabe aquelas ferramentas que te ajudam a montar as chamadas vitrines inteligentes – que mostram para cada comprados os produtos que mais combinam como o seu perfil? Pois é, inteligência artificial!

Através de um banco de dados, a tecnologia cruza informações como catálogo de produtos, valores, cliques, visualizações, compras, região e classificações – entre outros dados – e identifica o comportamento do consumidor (rastreia o perfil com base no histórico de navegação) e busca oferecer produtos mais adequados ao estilo de cada pessoa.

Parece tudo muito complexo, mas é exatamente o contrário. Quanto maior o número de dados compilados em um perfil, melhor será a estratégia de vendas. Mostrar o produto mais adequado, individual e moldado ao gosto do consumidor elevará as oportunidades de que o cliente experimente a personalização, faça uma compra e depois volte a comprar em sua loja.

Entre as aplicações mais populares de inteligência artificial que alguns e-commerces incluem em suas estratégias estão os chatbots – que melhoram o serviço de atendimento ao cliente – e motores de recomendação que oferecem produtos mais precisos em função do comportamento e gostos do cliente. Personalizar a experiência do consumidor! Essa é a premissa.

Mas, quais são os benefícios da inteligência artificial para as suas vendas?

O valor do engajamento é o elemento chave para a fidelização dos clientes. Alcançar mais pessoas de maneira inteligente. Ao conseguir mais informação, temos mais consumidores, e a única forma de chegar a eles é personalizando a experiência, através de algoritmos de inteligência artificial. Por sua vez, esses algoritmos analisam o comportamento do consumidor: como responder as ofertas e comunicações, de que forma podemos atingi-los e que produtos lhe interessam consumir. A chave está em oferecer aquilo que pode interessar.

As Campanhas de Retenção, por exemplo, são outra forma de aplicar a inteligência artificial, o sistema utiliza pop-ups que abordam e surpreendem os clientes quando estão a ponto de abandonar a loja, ou quando estão tomando uma decisão sobre um produto, apresentando ofertas relâmpago para gerar a compra por impulso. Os resultados das vendas aumentam significativamente, por isso, a taxa de conversão média é muito mais baixa. Com a recomendação inteligente e campanhas de retenção as vendas podem melhorar em média 30%.

SMARTHINT: Tecnologia inteligente, benefícios imediatos

Um exemplo de instrumento que utiliza inteligência artificial para aumentar as vendas do e-commerce é o SmartHint. A ferramenta foi pensada para atender todos os tamanhos de e-commerce, é muito fácil de instalar, e realizar a ativação dura menos de cinco minutos.

O SmartHint já está integrada ao Mercado Shops, o que possibilita a instalação diretamente da área de aplicativos, dentro de sua loja virtual, com apenas um clique. Depois da integração, você começa a entender o perfil do consumo dos clientes para fazer as recomendações. Em pouco tempo, as primeiras vitrines de recomendação são apresentadas.

O sistema é inteligente. Quanto mais aprende sobre a sua loja e os seus clientes, mais inteligente serão as recomendações dos produtos, melhorando a experiência de compra e aumentando as vendas. Além de todos os benefícios, SmartHint oferece 7 dias de teste grátis. Durante este período de teste, você poderá avaliar a ferramenta e saber qual será o plano adequado para sua loja virtual.

Tecnologia e informação trabalhando em equipe e a favor da sua loja virtual. Cada vez mais lojas do Mercado Shops usam SmartHint. É fato: hoje podemos prever o interesse presente e futuro dos nossos clientes. E as ferramentas ao nosso alcance funcionam e levam o seu negócio a outro nível de vendas.

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