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Influenciadores Digitais: como usá-los em sua estratégia de marketing?

Descubra porque associar a sua marca à influenciadores digitais é um excelente caminho para estabelecer conexão com potenciais clientes.


Nossa vida está mais digital do que nunca. No geral, recorremos a internet para resolver as necessidades cotidianas como: fazer pagamentos online, ler o jornal, comprar um eletrodoméstico ou assistir a nossa série favorita. Além disso, com a explosão das redes sociais, passamos muito tempo conectados seguindo as histórias compartilhadas pelos nossos amigos, mas também, por pessoas que não conhecemos na vida real. São essas personalidades influentes na Internet que, por algum motivo em particular, captam a nossa atenção, que no marketing conhecemos como: influenciadores digitais.

Mas, quem são os influenciadores? Eles são descolados, hiperconectados e expõe boa parte da sua rotina nas redes sociais produzindo conteúdo nas mais diversas mídias – áudio, vídeo e fotos. A Internet é o seu habitat natural e, através dela, eles se consagraram como as celebridades do momento.

Os influencers usam o seu carisma ou seu conhecimento sobre um tema em particular para captar a atenção de milhões de internautas em todos os cantos do país (e do mundo). Uma vez estabelecidos como autoridade, podem influenciar na opinião de suas audiências e isso se transformaram em uma valiosa ferramenta para o marketing digital.

Para que servem as parcerias com influenciadores?

Talvez a principal vantagem do marketing com influenciadores, também conhecido como marketing de influência, é que eles representam uma grande oportunidade para chegar ao público de maneira mais natural. Isto acontece porque os influenciadores,como criadores de conteúdo, rompem com as regras da publicidade tradicional já que não tentam “vender” um produto, apenas recomendam coisas nas quais eles realmente acreditam.

Associando-se às personalidades adequadas, você pode gerar conteúdo de qualidade e amplificar sua mensagem para chegar a um target específico através das redes sociais, dialogando assim com o seu público através de pessoas nas quais ele realmente confia.

Como escolher o influenciador ideal?

Considerando que existem diferentes tipos de influenciadores, é importante pensar com cuidado na hora de escolher o nome que irá ser seu parceiro para conseguir melhores resultados. Por isso, procure aqueles que têm afinidades com o discurso da sua marca ou com o seu produto. E avalie, sempre, a presença dele nas redes – tanto no que tange aos canais escolhidos como a forma como eles se comunicam ou se comunicaram no passado.

Alguns deles já estão preparados para receber propostas das marcas e, por isso, têm um media kit organizado com todas as informações a respeito do seu trabalho – público, canais, formatos e preços. Preste atenção aos produtos que ele recomenda, que conteúdo cria, qual é sua profissão e analise o perfil de seus seguidores. A dica é ir além dos números, mas focar principalmente nas características desta audiência olhando a forma como eles interagem com o influenciador.

Além disso, analise a plataforma social que o influenciador digital mais domina e, de posse dessas informações, decida com quem fazer sua parceria: pode ser instagrammer,  youtuber ou blogueiro. Cada um pode abrigar diferentes conteúdos e dialogar com públicos diversos. Sua escolha dependerá dos objetivos que você traçou na sua estratégia de marketing digital.

Como criar uma boa estratégia de marketing com influenciadores?

Para criar uma boa estratégia de marketing com influenciadores o primordial é definir qual é o seu objetivo, sua proposta e planilhar as ações que realizará com ele. Existem diferentes tipos de conteúdos que pode criar. Abaixo te contamos quais são as ações mais efetivas:

  • Reviews ou recomendação de produtos: através de seus canais mencionará e recomendará seus produtos aos seus seguidores.
  • Tutoriais: é um conteúdo muito popular onde o produto se integra de maneira orgânica já que é utilizado com um propósito específico.
  • Embaixador: quando o influenciador se converte em uma referência da sua marca, usando seus produtos como parte da sua vida cotidiana.
  • Ações ou eventos: convidá-lo à sua loja, showroom ou apresentação. Tanto sua presença como o conteúdo que se gera, servirão para promover sua marca.
  • Campanhas de publicidade: transforma a personalidade da Internet na cara da sua marca, atuando em seus anúncios.
  • Fotos e vídeos:
    tanto para redes sociais do influencer como para a sua, peça ao criador que gere conteúdo criativo em foto e vídeo para publicar periodicamente.

Uma vez lançada a estratégia de comunicação, verá como novos usuários começaram a interagir com a sua marca. É importante que esteja preparado para atendê-los. Leve em consideração que muitos estão te conhecendo, por isso, é importante dar respostas rápidas e uma experiência sem atritos.

Para determinar se sua estratégia de marketing com influenciadores digitais está indo bem, pode medir os resultados através de algumas métricas principais: aumento da quantidade de seguidores, maior tráfego em sua loja online, aumento de vendas do produto anunciado, interações nas redes sociais (comentários, menções, curtidas, compartilhamentos, cliques e visualizações). Por outro lado, ao realizar várias ações simultâneas com o influenciador escolhido, poderás comparar a efetividade de cada uma. Assim, no futuro, poderá implementar aquelas que tenham o melhor resultado e alcancem seus objetivos de marketing.

Há uma nova forma de difundir sua marca, que não é a publicidade tradicional, ela consiste em promover seus produtos através de pessoas próximas que têm maior relação com a vida real. E é justamente essa condição que lhe dá altas probabilidades de êxito. E você? Pronto para planejar sua próxima estratégia de marketing com influenciadores?

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