Close

Facebook Ads: como a ferramenta de “catálogo” pode otimizar suas campanhas?

Com ferramentas pensadas especialmente para o varejo, investir em Facebook Ads é uma ótima alternativa para alavancar suas vendas.

Mesmo com um tráfego diário de 1,6 bilhões de pessoas, estar presente no Facebook não é suficiente para vender os seus produtos. Para se destacar na rede social é preciso combinar uma boa estratégia de conteúdo com um investimento contínuo em anúncios na plataforma.

Com diversos formatos e objetivos disponíveis, as campanhas de Facebook Ads te ajudam a dialogar diretamente com o seu público-alvo, dando mais visibilidade à sua marca. O que talvez você não saiba é que existem ferramentas pensadas especificamente para o varejo que otimizam o resultados de publicidade na rede social, como os “anúncios catálogo”.

O que são “anúncios catálogo”?

Quando você acessa o gerenciador de anúncios do Facebook você se depara com uma visão geral da sua conta de mídia na plataforma e a possibilidade de criar campanhas dentro da rede social com objetivos e formatos diversos. Além de diversas ferramentas e funções que te ajudam a otimizar este processo. Entre elas, a possibilidade de criar “anúncios catálogo”.

Como o nome já indica, através desta função você pode fazer o upload de todos os produtos do seu portfólio na plataforma e utilize este catálogo para criar vários tipos e formatos de anúncios do Facebook, inclusive anúncios dinâmicos e coleções.

Quais as vantagens do catálogo?

  • Monitorar todos os itens que compõem seu negócio e usá-los em seus anúncios com facilidade;
  • Exibir anúncios direcionados para pessoas que já mostraram interesse em seu negócio com anúncios dinâmicos;
  • Exibir seu inventário para pessoas em uma experiência imersiva em tela cheia em dispositivos móveis com anúncios de coleção;
  • Conectar um catálogo existente de outra plataforma (como o Google) ao Facebook.

5 passos para criar um catálogo de produtos no Facebook?

Antes de mais nada, você vai precisar ter uma página no Facebook para o seu negócio. O processo de criação é simples e as possibilidades de relacionamento com o cliente – e de vendas – são inúmeras. Basta seguir os passos indicados pelo Facebook e, em minutos, a página da sua loja virtual estará no ar.

  • Crie e acesse sua conta de anúncios: é ela que irá te dar acesso ao Gerenciador de Anúncios e à oportunidade de promover itens do seu catálogo dentro do Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network;
  • Acesse o Gerenciador de Catálogos;
  • Selecione o tipo de catálogo e clique em Avançar. Você pode criar catálogos para: Comércio eletrônico, Viagens (incluindo hotéis, voos e destinos), Imóveis e Automóveis;

Terceiro passo: selecione o tipo de catálogo e clique em avançar

  • Crie um nome para o seu catálogo e escolha a forma como deseja fazer o upload dos seus produtos. Você pode subir seu portfólio através de um formulário ou conectar o catálogo à sua plataforma de e-commerce;

Quarto passo: crie um nome para o seu catálogo e escolha a forma de upload

  • Clique em “Criar”.

Agora que seu catálogo está criado, chegou a hora de adicionar os itens do seu portfólio

Você pode adicionar itens ao seu catálogo de algumas formas:

Adicionar itens a partir de um arquivo de dados:

Chamado de “feed de dados” pelo Facebook, você pode adicionar seu inventário de produtos através de um arquivo único – em formatos suportados pela rede – com todas as informações dos itens que integrarão o seu catálogo.

É possível carregar esses formatos de arquivo em seu feed:

  • CSV / TSV: Valor separado por vírgula (CSV) ou valor separado por tabulação (TSV). Pode ser usado com a maioria dos programas de planilhas;
  • XML (ATOM / RSS): Formato normalmente gerado por sistemas automatizados do provedor de feeds ou servidores web.

Basta criar o feed com as informações do item obrigatório de acordo com cada tipo de catálogo e salvar o arquivo.

Para adicionar um feed de dados ao catálogo, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Gerenciador de catálogos;
  2. Escolha o catálogo que você deseja atualizar;
  3. Clique em Fontes de Dados;
  4. Clique em Adicionar Fontes de Dados;
  5. Clique em Usar Feeds de Dados e clique em Seguinte;
  6. Escolha Carregar uma vez ou Definir uma programação;
  7. Insira um nome para seu feed de dados;
  8. Selecione a moeda padrão para o feed de dados. O catálogo usa a moeda padrão quando os preços no arquivo do feed de dados não incluem um código de moeda ISO (por exemplo: 10 USD ao invés de US$10,00). Você pode atualizar a moeda padrão a qualquer momento nas configurações do feed de dados.

Adicionar itens manualmente:

Se você não conseguir criar um feed de dados, você pode adicionar os produtos manualmente – um a um – ao catálogo através de um formulário. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Gerenciador de catálogos;
  2. Escolha o catálogo que você deseja atualizar;
  3. Clique em Fontes de Dados;
  4. Clique em Adicionar Fontes de Dados;
  5. Clique em Adicionar manualmente;
  6. Preencha todos os campos para adicionar um novo item de produto:
    1. O Nome do produto deve ter menos de 26 caracteres (incluindo espaços) para ser exibido sem corte.
    2. O Preço está definido em dólares por padrão. Sua escolha de moeda será lembrada depois que for alterada pela primeira vez.
  7. Clique em Adicionar produto para salvá-lo. Para adicionar outros itens, clique em Adicionar outro produto e repita o processo.

Adicionar itens usando o pixel do Facebook:

Se você atualiza o inventário com frequência, esta é a melhor forma de adicionar itens ao catálogo. Assim, quando um cliente visitar seu site e interagir com um produto, ele será adicionado automaticamente ao seu catálogo.

Antes de começar, certifique-se de:

  • Instalar o pixel do Facebook em um site e escolher os eventos que você deseja rastrear;
  • Instale tags de microdados necessárias no site para cada item que você deseja adicionar ao catálogo;
  • Verifique se um disparo de pixel foi enviado para o site nos últimos sete dias. Lembre-se que os disparos de pixel dependem do tráfego do site para a página, então isso pode levar algum tempo.

Você pode precisar do suporte de um desenvolvedor de confiança para implementar o Pixel em seu site. No Mercado Shops, contamos com uma lista de parceiros homologados que podem te ajudar com esta tarefa.

Para adicionar itens a um catálogo usando um pixel siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Gerenciador de catálogos;
  2. Escolha o catálogo que você deseja atualizar;
  3. Clique em Fontes de Dados;
  4. Clique em Adicionar Fontes de Dados;
  5. Clique em Conectar pixels do Facebook como o seu método de carregamento;
  6. Escolha o pixel que você deseja associar ao catálogo. Os anúncios que você criou com o catálogo mostram automaticamente itens com base no comportamento do cliente nos sites.

Pronto! Agora que seu catálogo está criado e seu inventário de produtos cadastrado, você pode usá-lo para criar anúncios dinâmicos e impactar seus potenciais clientes de maneira mais eficaz. Comece agora mesmo e venda ainda mais!

Close