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E-commerce do zero: loja virtual ou marketplace

Loja virtual ou marketplace? Escolher os canais de venda é um momento importante para o seu negócio. Saiba a diferença entre os dois modelos e veja como encaixá-los na sua estratégia.


Uma das dúvidas mais comuns antes de começar a vender pela internet é se você deve investir em uma loja virtual ou marketplace. Para decidir o melhor caminho para o seu negócio é preciso conhecer o funcionamento de cada canal, suas vantagens e desafios.

Essa escolha deve ser baseada nas estratégias desenhadas no seu plano de negócio, buscando aproveitar as oportunidades de venda que cada um dos canais pode te oferecer. Conheça como funciona cada um dele e veja como usá-los na sua estratégia.

O que é loja virtual?

Loja virtual é o teu espaço de vendas na internet. Ela é como se fosse uma “loja de rua”, só que no mundo online. Neste canal, você tem maior controle sobre a estrutura da sua loja e exposição da sua marca.

Para começar a empreender no e-commerce você precisa buscar a plataforma que ofereça o suporte necessário para o seu negócio. Ela deve permitir a personalização do layout, domínio próprio, integração com meios de pagamento, soluções logísticas e muitos outros recursos para facilitar o seu dia a dia.  

No Mercado Shops, por exemplo, é possível ter a sua loja online desfrutar de todos os benefícios do ecossistema do Mercado Livre. Veja como a plataforma pode te ajudar.

Benefícios da loja virtual
  • Marca forte: quando você tem um endereço próprio, pode personalizar todos os aspectos da sua loja virtual, reforçando os valores e a identidade visual da sua marca na mente do consumidor. O Mercado Shops, por exemplo, permite que você escolha layout, cores e estilos.
  • Ter domínio próprio: é mais uma forma de consolidar sua marca. Com um endereço só seu, sua loja é lembrada com mais facilidade. Além disso, passa mais confiança ao cliente, pois, transparece profissionalismo.
  • E-mais específicos: com o domínio próprio, você também pode criar contas próprias de e-mail, com o endereço da sua loja. É possível, ainda, segmentar por áreas, como vendas, trocas, dúvidas ou críticas.

  • Gestão das vendas: você pode controlar o processo de vendas, estoque e atendimento em um único lugar.

  • Estratégias comerciais: na sua loja virtual você pode criar as suas próprias estratégias comerciais, como promoções, cupons de desconto, ou ações nas redes sociais.
Desafios da loja virtual
  • Visibilidade e audiência: especialmente se você estiver no começo, consolidar a marca da sua loja demanda estratégia e dedicação. Para ganhar visibilidade, você precisa investir tempo e dinheiro em um plano de marketing sólido, que impactará diretamente na construção da sua audiência. Nesta estratégia, é preciso prever investimento em mídia (anúncios pagos), marketing digital e SEO para construir a reputação da sua marca e impactar o maior número de possíveis compradores.

Um grande vantagem, é que por mais que este seja um canal de vendas independente, sua loja virtual pode ser integrada em marketplaces, aumentando suas chances de conversão a partir de uma operação multicanal.

E afinal, o que é marketplace?

Um marketplace pode ser definido como um grande shopping virtual. Nele, é possível encontrar inúmeras lojas reunidas em um único lugar. Ele pode ser um canal adicional de vendas, complementar à loja virtual. Esta é uma excelente estratégia para ampliar as suas vendas e se fazer conhecido no mercado.

No marketplace, os consumidores sabem que podem encontrar todo o tipo de produto com uma grande variedade de preços e condições de pagamento. Este grande fluxo diário de usuários, faz deste um canal de vendas muito eficaz.

Vantagens do marketplace
  • Exposição: as plataformas de marketplace, como o Mercado Livre, realizam um investimento robusto em marketing e mídia para aumentar constantemente o tráfego de usuários dentro de seus sites. Isto beneficia diretamente os seus vendedores, pois com um grande volume de pessoas pesquisando itens diariamente, maiores as chances de vender o seu produto.
  • Porta de entrada: o marketplace serve como porta de entrada para que o consumidor tenha contato com diversas marcas e lojas.
  • Vendas: especialmente em um novo negócio, o progresso da vendas é muito importante. Fazer parte de um marketplace pode ajudar a alavancar os ganhos.
Desafios do marketplace
  • Força da marca: é importante construir uma reputação, também, dentro do marketplace, pois ela passará segurança para o seu comprador.

A grande sacada é combinar os dois canais de venda e alavancar suas oportunidades de negócios. Eles favorecem seu planejamento, aumentam sua visibilidade e enriquecem sua estratégia. O importante é passar credibilidade para o consumidor para que ele confie na sua marca. Dessa forma, você também irá fidelizá-lo. Que tal começar a vender nesses dois canais?

Se você não sabe por onde começar a montar a sua loja online, o Mercado Shops te ajuda.

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