Close

Como configurar o Google Analytics na sua loja virtual Mercado Shops

Atualmente, existem várias ferramentas de marketing que podem contribuir com o crescimento da sua loja. A mais usada, gratuita e completa é o Google Analytics. Com ela, você consegue obter informações sobre as pessoas que visitaram a sua loja virtual Mercado Shops, quais as ações que elas realizaram, entre outros dados importantes que te ajudarão a entender melhor o comportamento do seu consumidor.

Ter o Google Analytics é muito simples. Você só precisa copiar o pixel que está disponível no Google e colar no administrador da sua loja Mercado Shops. Aprenda a configurar o Google Analytics para começar a analisar os resultados do seu negócio e campanhas para assim tomar melhores decisões e vender mais. 

Passo a passo para configurar o Google Analytics na sua loja 

  1. Antes de configurar a sua conta do Analytics, é preciso que você tenha uma conta de e-mail do Gmail ou Gmail for business. Se ainda não tem, faça a sua conta agora, por este link. Recomendamos que não use a sua conta pessoal e tenha uma conta de Gmail específica para sua loja. Com o email que já tem ou que acabou de criar, o próximo passo é criar a sua sua conta no Google Analytics.
  2. Clique, ao lado direito da página, no botão “INSCREVER-SE”.

    Na página seguinte, preencha o NOME DA CONTA e clique em PRÓXIMO.

    Em seguida, selecione WEB, para analisar os dados do seu site.
    Para criar a sua conta no Analytics, preencha os campos solicitados e clique em CRIAR.

    Logo será direcionado a página principal onde encontrará a “tag de site global (gtag.js). Você deve copiar esse código para inserir na sua loja na sua loja.
  3. Com o código copiado, volte ao Mercado Livre, clique na aba Vendas e, em seguida, acesse Mercado Shops.
  4. Na próxima página, no menu Configurar, ao lado direito, selecione a opção Ferramentas de Marketing.
  5. Na opção Google Analytics, clique em adicionar código.

    Agora, é só colar o código obtido e pronto: a sua loja está com o Analytics configurado e poderá começar a monitorar os seus clientes.
     

Se você acabou as configurações, mas não achou o código, pode seguir os seguintes passos:

  • Clique no botão Administrador, localizado no canto inferior direito da página.
  • Acesse a aba Informações de acompanhamento e selecione Código de acompanhamento.
  • Pronto, você encontrará o seu código para o Analytics.

O que você pode fazer com o Google Analytics


Com essa ferramenta do Google, você consegue obter várias informações que podem ser usadas para potencializar a sua loja e ajudar a criar campanhas de marketing digital. Sempre que acessar a plataforma, é possível encontrar dados que vão contribuir com o seu negócio. Confira algumas informações que você pode encontrar:

    • Acessos em tempo real: é possível acompanhar o que está acontecendo na sua loja em tempo real.
    • Audiência: você tem acesso a informações qualitativas e quantitativas sobre os seus clientes. É possível filtrar essas informações por um período pré-estabelecido nas páginas que você quiser.
    • Comportamento: a ferramenta mostra informações sobre as ações que os seus clientes fazem na sua loja. Ou seja, quais páginas acessaram, quanto tempo ficaram em cada uma, entre outras.
    • Aquisições: esse dado aponta qual a origem dos acessos na sua loja. Se foi pelo Google, por redes sociais ou por outra forma.
  • Conversões: serão mostradas todas as informações das conversões feitas, no caso da sua loja, das vendas que você conquistou.

Agora que você já conhece os benefícios o Analytics e sabe como configurar a TAG, chegou a hora de adicionar o código na sua loja em Mercado Shops. Com essa configuração, você terá acesso a informações importantes para fazer o seu negócio crescer. Faça essa instalação agora e aproveite todas as vantagens que a plataforma oferece.

 

Close