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Como vender mais no Dia dos Namorados

Datas comemorativas são sempre um bom momento para alavancar as vendas. Por esse motivo, é preciso se organizar e planejar a sua estratégia de negócio para a ocasião. No mês de junho, o foco é o Dia dos Namorados.  

Trata-se de uma época importante para os empreendedores do segmento de e-commerce. Segundo a Ebit, empresa especializada em medir a reputação de lojas virtuais, o setor de e-commerce faturou R$ 1,71 bilhão no Dia dos Namorados em 2017, aumento de 5,1% em comparação a 2016. Outro crescimento importante foi o do número de pedidos: aumentou 7,2% e chegou a mais de 4 milhões. E o tíquete médio foi de R$ 420. E esse ano promete ainda mais.

Para fazer parte dessa estatística positiva, existem pontos importantes a serem analisados e implementados para estruturar o negócio e oferecer ao cliente uma experiência satisfatória.

Como foi o ano anterior

Atualmente, é possível analisar como foram as vendas do ano anterior. Você pode controlar em uma planilha o seu fluxo de vendas e comparar ano contra ano. Outra opção é contar com o auxílio de ferramentas que entregam métricas a respeito da frequência de acessos, quais os produtos mais visualizados, o que é mais vendido.

Através da área logada de Mercado Shops, na seção de “Vendas”, você pode extrair relatórios completos sobre as negociações concretizadas na sua loja. Desta maneira, você pode analisar seus resultados no mesmo período do ano anterior para planejar a ação deste ano.

Ou seja, o comportamento do consumidor é investigado em detalhes. Ao ter essas informações em mãos, o planejamento para o ano seguinte fica mais estruturado e organizado em relação a como se preparar para datas comemorativas, como o Dia dos Namorados.

Caso a sua loja seja recente, ainda é possível examinar dados atuais e se manter atualizado sobre tendências e notícias de mercado. Os dados guiam a criação de campanhas, a seleção de produtos e a maneira como expor o portfólio em estoque.

Tenha uma vitrine atrativa

Por falar em exposição, uma forma atraente de expor os produtos não funciona apenas para as lojas físicas. No caso de lojas virtuais, a vitrine bem montada é igualmente importante para a visibilidade do negócio.

Por isso, a escolha do que vender no Dia dos Namorados e colocar em destaque é uma peça fundamental, principalmente quando se fala de uma data comemorativa em que o cliente é bombardeado por todos os lados com promoções e produtos.

Ao incorporar esse quesito no plano de negócio, os donos de lojas virtuais precisam pensar em variedade e montar uma boa “home”, mesclando itens mais procurados, comprados e aqueles que estão na lista de desejos de todo mundo. Sem se esquecer de acrescentar opções de presente mais baratas e outras mais caras.

Crie experiências e ofereça presentes diferentes

Originalidade sempre conta pontos. É bom pensar no consumidor mais tradicional, claro. Mas sem se esquecer dos que procuram alternativas fora do comum, como flores, chocolates e perfumes.  

Além disso, criar uma página especial, dedicada ao Dia dos Namorados, faz toda a diferença. Nesse espaço, tudo fica concentrado em um só lugar e facilita a localização na hora comprar. Soma-se a isso, a menor probabilidade de o consumidor se dispersar.

Outra opção são os kits. Para montar conjuntos, é necessário avaliar o catálogo com cuidado e criar presentes atraentes. Quando bem pensada, esse tipo de customização é bem-vinda pelos consumidores. Eles veem como algo que foi bem planejado e específico para a ocasião.

Pense sempre na fidelização do cliente

Manter a clientela é fundamental para a sustentação de qualquer tipo de operação. Fidelizar o cliente engloba todos os pontos anteriores e traz mais alguns tópicos a considerar, como a logística.

As etapas abaixo valem para qualquer entrega. Mas em uma data como o Dia dos Namorados, preparar a operação reforça a capacidade de vender mais nesse dia:

  • Foco na expedição: mesmo que o estoque seja organizado e abastecido, é preciso ter cuidado no manuseio dos produtos. Não são raras as reclamações por produtos danificados ou por conta de embalagens malfeitas. Por isso, bons profissionais nessa área garantem a qualidade da etapa final de todo o processo de compra.
  • Cada produto em sua caixa: os produtos precisam ser embalados de maneira correta. Existem embalagens próprias para cada um deles. Se for um objeto de vidro, por exemplo, o cuidado deve ser redobrado. Tentar colocar um produto em uma caixa que não foi feita para ele pode ser visto como descuido. Especialmente no Dia dos Namorados, quando são enviados muitos presentes, a embalagem faz toda a diferença.
  • Fornecedores de confiança: ao contratar uma transportadora, é aconselhável investigar sua reputação no mercado. A preferência por empresas que tenham experiência com e-commerce garante menos problemas com o transporte das mercadorias. E é bom oferecer mais de uma opção para o cliente. Com Mercado Shops você pode ativar Mercado Envios.
  • Prazo de entrega: a honestidade sempre é a melhor opção. Se o prazo for longo, é melhor informar a data correta do que atrasar.
  • Entrega rápida: em ocasiões como o Dia dos Namorados, pense em quem deixa para comprar o presente na última e tenha uma opção de entrega expressa.
  • Embalagem para presente: Nesta data não deixe de oferecer a opção de embalagem para presente. Esse será um grande diferencial na experiência que você oferece.

Com estas dicas você pode lucrar muito no Dia dos Namorados. Planeje bem e tenha a melhor estratégia de marketing para vender ainda mais.

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