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Como usar o WhatsApp Business em sua loja virtual

Aprenda como usar o WhatsApp Business e melhore o atendimento ao cliente, aumente as suas vendas e fidelize seus clientes.


Atualmente, é difícil imaginar um único dia sem trocar mensagens instantâneas, não é mesmo? Um dos grandes responsáveis por essa mudança na comunicação é o WhatsApp – o aplicativo de mensagem utilizado por 90% dos usuários de telefonia móvel em todo o mundo. Ele nasceu como uma ferramenta para conversas pessoais, mas sua aplicação  no âmbito profissional é uma tendência em constante crescimento. Por isso, o Facebook, empresa dona da ferramenta lançou recentemente uma versão para negócios do app.

O WhatsApp Business é uma excelente alternativa para as lojas online que desejam ampliar seu atendimento e personalizar, de maneira profissional, os contatos com seus compradores. Sua interface é muito parecida com a versão convencional, mas incorpora funções específicas para o mundo dos negócios:

  • Ajustes de empresa: permite modificar parâmetros da seção profissional do app;
  • Estatísticas: mostra, justamente, as estatísticas da conta, as mensagens enviadas e recebidas e as que ainda não foram lidas;
  • Mensagens automáticas: permite configurar mensagens de boas-vindas ou de ausência que são disparadas de acordo com palavras-chave mencionadas pelo usuário.

A versão profissional também permite a criação de perfis e está disponível para acesso via web ou app.

Muitos usuários do e-commerce já a utilizam como método de comunicação. É uma ferramenta que ordena a gestão de atendimento e possibilita um serviço de pré e pós-venda focado na eficiência.  

Mas você sabe como usar o WhatsApp Business para melhorar o atendimento na sua loja virtual? Veja os benefícios e como configurá-lo.

Gestão otimizada de informação

Uma das novidades mais interessantes do aplicativo profissional do WhatsApp é que ele dá a possibilidade de ordenar as conversas com etiquetas de diferentes cores. Assim, os usuários localizam seus chats a partir da janela principal de maneira mais eficiente.

Além disso, estão introduzindo otimizações focadas na gestão de maiores volumes de conversas. A nova versão está preparada para que as organizações possam responder facilmente aos seus clientes, separar suas conversas profissionais das que se realizam com amigos ou família e criar sua presença empresarial.

Outra função que pode gerar grandes benefícios aos usuários é o Click to Chat (clique para conversar): ela permite começar um chat com alguém sem a necessidade de ter seu número gravado no telefone.

Para criar seu próprio endereço, tem que utilizar https://wa.me/<número>, onde <número> é o telefone completo em formato internacional sem incluir zeros, parênteses nem traços. Lembre-se que esse número de telefone deve estar conectado a uma conta de WhatsApp ativa. Por exemplo, é o correto https://wa.me/5511234567890. Este link pode ser utilizado em botão na sua loja online.

É possível também criar uma mensagem pré determinada que aparecerá automaticamente no campo de texto do chat. Para isso, use: https://wa.me/<número>/?text=urldamensagem, onde <número> é o número do telefone completo e urldamensagem é a mensagem pré determinada. Por exemplo:

https://wa.me/551123456789/?text=¿Olá%20em%20que%20posso%20ajudar?

Diferenças e semelhanças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business

Grupos: ambos permitem criar grupos de conversa.

Instantaneidade: por se tratar de um sistema instantâneo de troca de mensagens, os usuários podem comunicar-se rapidamente usando apenas a conexão de Internet.

Conteúdos e linguagem: os conteúdos do WhatsApp Business tendem a ser estritamente profissionais, não devendo ser usado para conversas pessoais. Assim, cuide para que as mensagens trocadas com seus compradores preservem as características da sua marca e sejam uniformes em todos os canais de atendimento.

Filtros: a versão profissional permite filtrar as notificações em função da relevância do conteúdo para manter o foco em um tema que se está resolvendo.

Usos e costumes: em ambas as plataformas é possível receber mensagens a qualquer hora. No caso da versão profissional, recomenda-se enviar mensagens apenas durante o horário comercial. Inclusive a sua mensagem pode ser personalizada para o horário de atendimento.

Como usuários, já internalizamos o WhatsApp, que implementou uma nova forma de trabalhar e de nos relacionarmos com nossos clientes. As lojas que desejarem ser atrativas para os seus clientes precisam integrar às suas estratégias ferramentas que tragam cada dia mais profissionalização e eficiência ao seu negócio. Neste contexto, o WhatsApp Business é uma opção de fácil implementação para estabelecer vínculos entre você e os seus  compradores.

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