Close

Como personalizar a aparência da sua loja Mercado Shops

A plataforma Mercado Shops permite que você personalize a aparência da sua loja virtual com a identidade da sua marca. Escolha entre os modelos existentes e tenha um site profissional.


Para chamar a atenção dos seus clientes e passar uma imagem profissional, é importante ter uma loja virtual bem estruturada e que reflita a identidade da sua marca. Ao montar a sua loja com design atrativo, você cumpre com mais uma etapa indispensável na estratégia para começar a vender pela internet. Por isso, dedique tempo e atenção na hora de definir qual será o estilo do site, pois um layout customizado por aumentar em até 35% a taxa de conversão.

Depois de anunciar os seus produtos e configurar as opções de envio, chegou a hora de escolher como o seu consumidor verá a sua loja virtual. Para te ajudar nessa terceira etapa, te guiamos com o passo a passo para personalizar e estruturar o seu site. Vamos lá?

Escolha uma aparência

Você precisa acessar primeiramente o painel da sua conta Mercado Shops e clicar em “Minha Loja” e escolher a opção “Aparência”. Assim que carregar a página você poderá escolher entre 15 modelos disponíveis.

escolha uma aparencia para a sua loja virtual Mercado Shops

Cada um dos layouts tem uma maneira de expor os produtos e as informações sobre a sua marca. Existem opções com mais colunas na vitrine, outros propõem uma navegação vertical, mas pode ter certeza de que há uma que se encaixa perfeitamente a sua necessidade.

Para ter um layout ainda mais personalizado e exclusivo, que converse com a sua marca e seja intuitivo para o seu público navegar e comprar , você pode contratar uma das agências certificadas por Mercado Shops.

Chegou a hora de ajustar os detalhes

Assim que escolher como será a estrutura do layout, você começará a dar a cara da sua marca para o site. Nesta etapa, você irá completar todos os tópicos listados abaixo e preencher dados importantes para que a sua loja virtual seja encontrada. Dedique o tempo necessário para cada item e procure passar a segurança e confiança que os clientes buscam ao comprar pela internet.

Cabeçalho

No topo da página, você digitará o cabeçalho. Nesse espaço, normalmente, é onde vai o nome da sua loja. Você pode optar apenas por texto ou colocar uma imagem. No caso de somente texto informe o nome da sua marca. Já no caso de optar por imagem, recomendamos que inclua o logo da sua marca. Esta imagem deve ter em média o tamanho de 300px de largura e 150px de altura e estar nos formatos JPG, PNG e GIF. Este último formato se vê bem em qualquer tipo de dispositivo. Tenha em mente que esta será a primeira imagem que o seu cliente verá ao entrar na sua loja, por isso capriche para que ela represente a identidade do seu negócio e passe profissionalismo.

Carrossel da página principal

Esta é uma área importante para expor o que vende e deixar o seu site ainda mais atrativo. No carrossel de imagens, também conhecido como slider, você poderá incluir até 5 imagens. Estas imagens precisam ser bem produzidas para gerar o impacto esperado nos clientes. Explore este espaço com imagens sobre os produtos que vende , promoções, ofertas, campanhas especiais entre outras imagens estratégicas que possam chamar atenção dos seus clientes e ajudar na conversão.

Será precisa marcar a opção “ativar” e acrescentar textos, o que é altamente recomendado.Inclua as informações essenciais sobre o produto que deseja vender – título, subtítulo, descrição, preço e botão de compra.

O carrossel permite que você coloque cinco slides e cada imagem poderá ter até 870 X 378 px e as imagens podem ser trocadas sempre que precisar. Assim pode manter a sua loja sempre atualizada com as suas campanhas e novidades.

Blocos personalizados na página pessoal

Além do anúncio principal, você pode acrescentar visualização de outras imagens logo abaixo para mostrar outras opções de produtos. Para estes espaços, também é preciso preencher texto e subtítulo. Além de informar o que vai escrito no botão de compra – e não se esqueça da URL de redirecionamento após clicarem no botão, pois você pode mandar para páginas específicas de produtos e categorias. Abuse da criatividade nas imagens para chamar bastante atenção e levar o comprador para os destaques da sua loja.

Galeria de produtos da página principal

A plataforma permite até 20 produtos na página principal. Ao selecionar o botão “Escolher Produtos”, na para selecionar entre os produtos que você publicou. Aí é só selecionar cada um e arrastar para a direita. Você ainda pode escolher quantas colunas que ter na página principal da sua loja. Assim que terminar, é só salvar.

Composição

Agora chegou o momento de organizar elementos da sua loja virtual e testar cada um, para ver como serão exibidos para os seus clientes. Você pode trocar as posições do o cabeçalho, colunas laterais, página de categorias e conteúdo da página, e ainda decidir se quer ter Breadcrumbs ou não. Mas o que é isso? É um elemento de navegação que mostra ao usuário o lugar do site onde se encontra e como retornar à página principal. Trata-se de uma espécie de guia para quem está visitando o site da sua loja virtual e deseja voltar ao início. É um recurso que ajuda bastante a navegabilidade da sua loja. Tenha sempre em mente o que é melhor para o seu comprador e como ele encontrará as informações dos produtos que busca.

Cores

Aproveite essa etapa para exercitar a sua criatividade, mas tenha sempre um propósito. Cada cor tem um significado e acredite: ela também transmite sensações e sentimentos. Por isso, procure escolher cores que possuem relação com a sua marca (logo), que se complementam e que transmitam a imagem que você busca com o seu negócio.

O vermelho, por exemplo, combina com áreas automotivas, alimentícias, de artigos domésticos, entre outros segmentos. É um tom que estimula o cérebro. Já o azul transmite tranquilidade e é bastante usada por empresas de tecnologia.

Você pode selecionar as cores do fundo do site ou uma imagem (máximo de 400 x 400 px), cores do menu de navegação, do rodapé, da página e das categorias, do cabeçalho da árvore de categorias e buscador, do fundo do logo, do campo de busca, de copyright e das linhas e bordas.

Procure saber qual o código das suas cores para incluir em cada item, eles podem ser hexadecimais (formado por uma combinação de seis dígitos entre letras e números), RGB ou CMYK (nestes dois casos, cada letra representa um número de até três dígitos).

as cores da sua loja virtual

Saber qual a representação numérica das cores é fundamental para incluir essa informação no código HTML do seu site e deixar ele exatamente com a cara e os tons que você deseja.

Tipografia

O tipo de letra também é um aspecto importante da construção do seu branding, ou seja, da sua marca. Ela é capaz de representar, graficamente, o posicionamento da sua empresa e de despertar percepções do público. Por isso, você precisa escolher a melhor fonte para todo o site, incluindo títulos, nomes dos produtos e nomes de categorias. Além do tipo de tipografia você pode escolher as cores. Pense sempre como o seu site como um grande projeto e escolha cores que tenham relação com o seu logo e com as cores que selecionou anteriormente. Evite usar muitas cores para não ficar muito cansativo para o usuário.

Redes sociais no rodapé da página

Se você já tem perfis nas redes sociais, conecte eles ao seu site. Se ainda não está presente nas redes, chegou a hora de criar canais para dialogar com seu cliente. Pode ser Twitter, Facebook, YouTube, Instagram, Pinterest, Tumblr e até Whatsapp, mas lembre-se que não basta criar a conta, é preciso planejar e alimentá-la regularmente com conteúdo.

Dados de contato no rodapé da página

Estas são informações da sua empresa e que te ajudarão a passar ainda mais confiança para os seus clientes. Não se esqueça de colocar seus dados como endereço, Estado, Cidade, Bairro e telefone. As informações fiscais também são necessárias: CPF, CNPJ, Inscrição Estadual ou RG e Razão Social.

Favicon

Sabe aquele ícone que aparece ao lado esquerdo da URL no navegador? Então, esse é o favicon. Até nesse detalhe, você deixa sua marca. Você pode salvar somente a parte de imagem do seu logo (sem o texto). Esta imagem precisa ter 16 x 16 px.

Coloque seu site profissional no ar, tenha uma marca sólida, garanta visibilidade para seus produtos, engaje seu público e aumente suas vendas. Ter um site bem estruturado, atraente e organizado faz parte do planejamento e estratégia de vender pela internet, já que ele será a vitrine do seu negócio.

Com o Mercado Shops, além de ter auxílio com o passo a passo, você pode consultar os especialistas: empresas parceiras que te ajudam a montar o site perfeito para a sua loja virtual. Para ter um layout exclusivo e ainda mais personalizado, você pode contratar uma agência parceira para desenvolver um template profissional com a cara da sua marca.

Falta muito pouco para começar a vender! O último passo é configurar as preferências sua loja virtual. Vamos nessa?!


           Quero personalizar minha loja

Close