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Como fidelizar clientes em campanhas sazonais

Aproveite datas especiais para fidelizar clientes em longo prazo. Ações pontuais podem se transformar em novas compras e aumentar os seus lucros durante o ano todo.


Seja qual for o tamanho do seu negócio, ampliar as vendas da sua loja virtual é uma preocupação constante, não é mesmo? Datas especiais como Natal, Dia das Mães e, claro, a Black Friday são momentos nos quais o volume de conversões da sua loja salta e oportunidades únicas para trabalhar a fidelização de clientes.

A conta é simples: a aquisição de um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que a fidelização de um consumidor. Afinal, para ganhar um novo comprador, é necessário um investimento inicial para que ele conheça a marca, estabeleça uma relação de confiança, encontre diferenciais e, por fim, tome a decisão de comprar na sua loja e não na concorrência.

O resultado deste investimento inicial pode ser uma única compra ou um longo e duradouro relacionamento entre marca e consumidor. É neste ponto que está o “pulo do gato”. Se você fidelizar este cliente ao ponto de construir uma relação sólida de confiança, poderá reduzir o valor investido na aquisição de novos clientes e distribuir esta verba em outras frentes da sua operação, mantendo seu negócio sustentável ao longo de todo o ano.

O cliente é o principal ativo da sua empresa

Quando você trabalha a fidelização de um cliente, você pode “pular” algumas etapas do funil de conversão. Afinal, ele já conhece a sua marca, já se relaciona com ela. Seu desafio consiste em manter o consumidor interessado para que ele gere um lucro contínuo para sua empresa.

Ou seja, o cliente deve ser sempre o centro dos esforços e das ações que você desenvolver para o seu negócio. Por isso, é necessário pensar sua experiência de ponta a ponta. Uma operação organizada, um produto bem embalado, informações claras no pré e pós venda, entregas no prazo e todas as etapas envolvidas em uma compra refletem na sua relação com o consumidor.

Como manter o cliente interessado no pós-venda?

Compra concluída, pedido despachado e fim de papo? Nada disso! É no pós-venda que o trabalho de fidelização do cliente começa.

1 – Atendimento

Seu cliente está ansioso para receber o pedido. Por isso, independente da época do ano que ele realizou a compra, mantenha-o informado sobre cada passo do processo de envio. E, tão logo, entregue o produto à transportadora forneça ao consumidor o código de rastreio.

Uma forma de administrar a expectativa dos seus clientes é enviar e-mails com o status do pedido, por exemplo. Para avisar que o produto deles já está a caminho. Assim que estiver entregue, envie outra mensagem com um breve pesquisa e peça para avaliarem o seu atendimento. Você irá ter uma visão do que está funcionando, assim como irá notar pontos de melhoria em sua operação.

Esteja disponível para tirar dúvidas sobre prazos de entrega, eventuais atrasos e também sobre o funcionamento do produto. Isso ajudará o cliente a estabelecer laços de confiança com a sua empresa.

2 – Continuidade na comunicação

Após passar por todas as etapa da jornada do consumidor e concluir a compra na sua loja, o consumidor te muniu de uma série de informações acerca do seu comportamento e que podem te ajudar a manter o contato e o interesse dele na sua marca.

Aproveite essas informações para criar diálogos estimulantes com o consumidor: envie dicas com a melhor forma de utilizar o produto e, claro, informe caso algum outro item do seu portfólio possa fazer a experiência dele com aquele artigo ainda melhor.

Organize todas as informações sobre seu cliente em um banco de dados para que você possa explorá-las em ações de remarketing ao longo de todo o ano. Conhecendo o que ele gosta, poderá oferecer outros produtos relacionados.

3 – Régua de relacionamento

Para otimizar sua comunicação, prepare um calendário anual com todas as datas sazonais que sua empresa irá participar. Em seguida, distribua os contatos que fará com seus clientes ao longo destas datas para, então, determinar as ações que realizará para cada perfil de consumidor ao longo destas oportunidades.

Compare os produtos mais vendidos e estabeleça itens complementares para oferecer aos seus consumidores. Isso transmitirá a ele a mensagem de que sua empresa presta atenção em seus hábitos de consumo e oferece algo que realmente responde aos seus desejos e necessidades.

Estratégias de marketing para campanhas sazonais

Se o objetivo nestas datas é fazer aquele cliente fiel voltar a comprar, a chave da sua estratégia está no remarketing. Seja enviando um e-mail ou usando sua lista de contatos em campanhas de Google Adwords e Social Ads (Facebook, Instagram e Twitter), a ideia é lembrar ao seu cliente que você está pensando nele e tem o produto que ele procura disponível e, preferencialmente, com condições especiais.

Não adianta enviar para o seu consumidor um desconto naquele produto que ele já comprou. Por isso, utilize os dados coletados ao longo do seu relacionamento para estabelecer uma comunicação personalizada independente do canal de contato.

Leve-o para aquele artigo que ele já visitou diversas vezes na sua loja e não concluiu a compra. Ofereça um desconto ou monte um kit para deixar a negociação mais atraente e transformá-la em venda.

Ao utilizar estas ferramentas de contato com o cliente ao longo de todo ano e oferecendo condições especiais em datas pontuais, você mantém ativa a relação com o consumidor e mantém a rentabilidade do seu negócio.

Mantenha o nível de qualidade sempre alto para que a sua loja não seja lembrada apenas esporadicamente. Desde seus anúncios, até a sua abordagem ao resolver um problema: tudo tem que ser pensado para enriquecer a experiência do consumidor. Todas as ferramentas citadas acima servem como ponto de contato e compõem um planejamento eficaz de marketing de relacionamento.

Não deixe as oportunidades passarem! Mantenha o foco no cliente e garanta vendas o ano inteiro.

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