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Como fazer uma descrição de produtos orientada para SEO

A descrição dos seus produtos é capaz de atrair mais clientes organicamente para a sua loja virtual. Saiba como fazer e aumente a sua visibilidade!

O melhor lugar do mundo para se esconder é na segunda página do Google. A brincadeira, comum entre os especialistas em marketing digital, tem fundamentos importantes. Quando um consumidor faz uma pesquisa por um determinado item, são mostrados diversos sites e fotos dos produtos. A tendência é de que esse potencial cliente leia com atenção apenas os primeiros resultados da busca e dificilmente acesse a segunda página de resultados. Se ele não encontrou fará uma nova busca com outros termos.

Se a sua loja virtual não ocupar as primeiras posições, seja por um anúncio pago (Google Adwords) ou de maneira orgânica, as chances do cliente visualizar o seu produto e, consequentemente, fechar negócio com você são exponencialmente menores.

Por isso, as maiores empresas de e-commerce do mundo adotam há anos o SEO – do inglês Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca” – para se manter no topo dos resultados de busca. Este conjunto de técnicas e estratégias baseadas no uso de palavras chave podem ajudar a construir descrições de produtos mais eficazes e alavancar suas vendas.

Afinal, como funciona do SEO?

Os sites de busca, como o Google, levam em conta um conjunto de algoritmos, responsáveis por decidir em qual posição um site vai ficar de acordo com o tema que o consumidor pesquisar. Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos e quer impulsionar as vendas de seu batom matte, faça uma pesquisa com “batom matte” e veja quais termos relacionados aparecem.

Com base neste levantamento, que você pode fazer via Google Adwords ou usando ferramentas como Google Trends e o site americano Answer the Public, é possível saber como seu cliente pesquisa o seu produto e, assim, elaborar a descrição do item com o SEO em mente.

Desta maneira, as palavras-chave utilizadas na sua descrição serão identificadas pelos algoritmos das ferramentas de busca e seu produtos aparecerão cada vez melhor posicionados nos resultados.

4 passos para fazer uma descrição de produtos usando SEO

Pode parecer complicado, mas fazer a descrição de produtos aplicando as técnicas de SEO é mais fácil do que você imagina! Seguindo os passos abaixo você otimiza a redação e melhora o ranqueamento dos seus anúncios.

1 – Pesquise as palavras-chave

Antes de mais nada, crie uma planilha no Excel ou software semelhante para armazenar todas as informações que irá coletar ao longo da pesquisa. Divida este documento com as seguintes colunas:Mercado Shops_Anúncios com orientados para SEO

Na área de inventário liste os produtos que integram o seu portfólio e, ao lado, coloque os resultados de palavras-chave encontradas ao longo da sua pesquisa. Por fim, na coluna concorrência, liste os termos usados por empresas que competem com você no mesmo segmento para anunciar este produto.

Como citamos acima, existem diversas ferramentas gratuitas que podem te ajudar entender quais são as palavras-chave que o seu cliente usa para procurar determinado produto.

  • Google Trends: a ferramenta de análise de tendências do Google entrega resultados completos sobre o volume de buscas por um determinado termo. Além de trazer estes números divididos por períodos e regiões, o site ainda traz os termos relacionados a uma determinada busca.
Mercado Shops_Anúncios com orientados para SEO
*Resultado da busca pelo termo “televisão “ no Google Trends.
  • Planejador de palavras-chave do Google Adwords: se você já tem uma conta de anúncios ativa no Google, pode usar o planejador de palavras-chave da ferramenta para encontrar consultas relacionada a um determinado termo, bem como informações sobre a relevância e volume de uso desses termos.
Mercado Shops_Anúncios com orientados para SEO
*Resultado da busca pelo termo “televisão “ no planejador de palavras-chave do Google Adwords.

Para escolher quais palavras-chave irá usar na sua redação, você deve considerar aqueles que representem fielmente o produto ou o serviço que está oferecendo. E, também, levar em consideração frases ou expressões empregadas com mais frequência pelo seu público para descrever o que você está comercializando.

Na hora de redigir a descrição, repita ao menos cinco vezes as palavras-chave mais fortes, de forma a melhorar o resultado de busca e, consequentemente, elevar seu posicionamento nas páginas de pesquisa.

2 – Criatividade na redação

Não adianta apenas agrupar um grande números de palavras-chave se a sua redação não for criativa. Então, pense na melhor forma de encaixar esses termos e deixar a descrição do seu produto atraente e capaz de engajar o seu consumidor.

Dedique tempo para escrever um conteúdo próprio para ganhar mais relevância, desenvolva um storytelling para os textos de seus produtos. Crie um conteúdo que irá envolver o cliente pela criatividade e pelo contexto. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, aproveite o campo de descrição para contar como a peça foi produzida, abordar questões ambientais e explicar todo o caminho que aquele item percorreu até sua loja.

Não esqueça de destacar as principais características e informações do produto e suas vantagens em relação à concorrência.

3 – Não descuide da imagem

Você sabe que uma boa foto faz toda a diferença na performance do seu produto. Mas, você sabia que na hora de cadastrar essas imagens existem campos de texto que precisam ser preenchidos e que vão otimizar o SEO dos seus anúncios?

Para ganhar ainda mais importância nos buscadores, comece escolhendo com cuidado o nome que dará aos seus arquivos de imagem. O ideal é que você escolha a palavra-chave mais forte da sua pesquisa. Por exemplo: “nomedaloja-tv-led-32.jpg”.

Outro ponto importante é cadastrar o chamado “texto alternativo” (alt_txt) das imagens. Ele aparecerá para o usuário caso a foto não possa ser carregada por conta de problemas na conexão e ainda será lido pelos mecanismos de busca. Então, capriche na redação de um texto curto com palavras-chave fortes.

4 – Não esqueça da meta-descrição

A meta-descrição é o texto que aparece abaixo do título e do link do site quando o buscador mostra os resultados orgânicos de uma pesquisa. É um espaço tão nobre quanto pequeno: são apenas 160 caracteres para “vender o seu peixe”. Por isso, é importante ter o melhor texto para seduzir o consumidor. Seja estratégico na escolha das palavras e ofereça a solução que seu público está procurando.

Agora que você já sabe como fazer descrições de produtos aplicando técnicas de SEO, que tal colocar isso em prática? Revise agora mesmo os seus anúncios e comece a vender mais.


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