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Como criar anúncios no Mercado Shops

A plataforma possui passos simples para te ajudar a criar e administrar os seus anúncios. Saiba como organizar o seu portfólio de produtos e vender mais.


Aprender a criar anúncios no Mercado Shops é o primeiro passo para começar a vender com a sua loja virtual. É nesta etapa que você realizará o cadastro dos seus produtos, listando as suas características e estoque disponível.

Essa é uma das etapas mais importantes! Lembre-se que a vitrine dos produtos é o cartão de visitas da sua loja. Cause uma boa impressão e passe profissionalismo em seus anúncios. Siga os passos abaixo para que nada fique de fora:


1 –  Adicione fotos do seu produto

O primeiro impacto de um anúncio está na imagem do produto. Por isso, as fotos precisam ser feitas com muito cuidado e mostrar bem os detalhes de cada item. Você tem até 10 fotos para incluir em cada anúncio. O tamanho sugerido é de 1000 px por 1000 px, com peso máximo de 5MB. Assim os clientes poderão dar zoom na imagem.

Para que essa etapa seja realizada com sucesso, você precisa de:

  • Boa câmera: as imagens devem apresentar boa resolução e você tem que  fotografar o produto de diversos ângulos, mostrando todos os detalhes. Além disso, na imagem ampliada, o consumidor precisa visualizar tudo com nitidez. Hoje em dia, alguns modelos de celular tem câmeras bem potentes e podem te ajudar nesta tarefa. Confira nossas dicas para fazer fotos incríveis usando o seu smartphone.
  • Foco: o seu produto não pode dividir os holofotes com outros elementos, como legendas em cima da imagem, marcas d´água ou logo da sua loja. Tenha em mente que o item à venda é o protagonista e precisa destacá-lo. Assim, você evita que seu cliente se distraía com outros recursos visuais. A dica é apostar em fundos neutros em que o único elemento seja o item que deseja vender.
  • Iluminação: os anúncios não podem ser escuros, com a visibilidade prejudicada. Uma boa luz faz toda a diferença na hora de mostrar e, consequentemente, vender o produto. Se não tiver equipamento profissional, escolha um local com luz natural para fotografar. Neste caso, prefira a iluminação da manhã para conseguir boas imagens. Em ambientes mais escuros, regule o flash para iluminar bem o que será fotografado. Tente sempre usar fundo branco em suas fotos. Isso ajuda a destacar o produto.
  • Aplicação real: se puder retratar a aplicação real do produto, vai ser ainda melhor. Especialmente se você trabalha com produtos de vestuário, pois o cliente precisa ver o caimento das peças.

2 –  Insira um vídeo

Esse recurso é perfeito para atrair ainda mais a atenção do consumidor e estabelecer uma conexão dele com a sua marca. Um vídeo simples mostrando o conteúdo da embalagem do produto, chamado de unboxing, ou um tutorial ensinando o usuário como tirar o melhor proveito daquele artigo deixará ele muito mais seguro para realizar a compra.

A gravação precisa ser em alta qualidade. Um bom smartphone já pode dar conta do recado. Se você tiver uma câmera, o resultado é ainda melhor. Lembre-se de que o vídeo precisa ser de curta duração e o mais didático e demonstrativo possível.

Depois de gravar, você precisará subir o vídeo no YouTube para poder inseri-lo no seu anúncio. Não se esqueça de selecionar uma miniatura na hora que subir o vídeo. Isso irá destacar o conteúdo, pois é através dela que os espectadores têm o primeiro contato com o assunto trabalho no vídeo.

Para personalizar a miniatura do seu vídeo é bem simples: depois que o envio do vídeo for concluído, o YouTube dará três opções para você escolher e também disponibilizará um botão para fazer o upload de uma imagem personalizada. Basta selecionar uma alternativa e clicar em salvar alterações.

Com o vídeo postado, é só copiar o link e colar a URL no espaço designado, dentro de Anúncios.

3 –  Descreva o seu produto

O consumidor precisa ter todas as informações sobre o produto, pois, as descrições são grandes aliadas para as suas vendas. Bem informado, ele se sente mais seguro durante o processo de compra. Além de completos, as descrições precisam ser objetivos.

Tenha uma boa narrativa para engajar seu cliente. Empregue palavras e estruturas que facilitem a leitura, resuma as ideias e deixe a fonte em um tamanho que não canse os olhos do leitor.

Ao detalhar seu produto, pense em:

  • Respostas: coloque-se no lugar do consumidor. Pense em alguns questionamentos que ele poderia ter ao procurar algo para comprar. Releia o texto e veja se você consegue responder a todos esses questionamentos de maneira clara.
  • Conversa direta: fale diretamente com seu público. Escreva de forma pessoal, como se estivesse conversando com o cliente. Aproveite para destacar os benefícios, os diferenciais que o produto tem, e abuse da criatividade!

Descubra os segredos para criar descrições que aumentam as suas vendas aqui.

Ahhh! Se você vai vender algum produto que possui garantia não esqueça de informá-la. Essa simples informação passa mais segurança para os seus clientes. E para fechar este item inclua o preço do seu produto.

4 –  Estoque

Essa é uma questão que costuma preocupar qualquer vendedor: a gestão do estoque em tempo real, já que a administração dessa parte é um tema crucial para garantir as vendas do seu negócio. No Mercado Shops, essa etapa fica mais prática por conta do módulo de gestão de estoque no painel administrador.

Por ele, você consegue indicar o total de peças que você tem disponível – estoque real – e configurar regras que ligam os anúncios ao estoque. Assim, caso o produto acabe, seus anúncios são pausados de forma automática e você não corre o risco de vender algo que não tem armazenado.

Isso também facilita a administração das suas vendas, já que você terá mais controle sobre o que foi vendido e o que ainda está armazenado. Ao fazer seu inventário, terá os dados precisos e poderá até mesmo reduzir custos por ter saber exatamente o que precisa repor e quais os produtos com mais giro.

Na hora de cadastrar, lembre-se de apontar todas as possíveis variações do seu produto – por exemplo, um mesmo item pode ter versões em cores diferentes ou uma peça servir para diversos modelos de produtos. Nesse caso, você poderá escolher entre tamanho, cor, modelo ou personalizar conforme o que vende.

Não esqueça de especificar as dimensões do item, pois isso será fundamental para que a ferramenta possa calcular o valor do frete.

Como anunciar os seus produtos no Mercado Shops

Em seguida, insira o código de identificação dos seus produtos que está associado aos seus anúncios. Nessa seção, você também pode indicar a quantidade do estoque ou ainda marcar que está sempre disponível.

Para que os anúncios sejam exibidos na sua loja virtual, classifique-os como ativos. E, quando seu estoque estiver perto do fim, utilize a função “Últimos itens disponíveis”, cadastrando o volume de unidades restantes. Assim, o comprador saberá que o produto está acabando.

Ao zerar o estoque, basta marcar a opção “pausar” anúncio para que ele deixe de ser exibido em seu site.

5 –  Selecione a categoria

Organizar os seus produtos em categorias ajuda o seu cliente a navegar pelo seu catálogo, facilitando o momento da compra. Agrupe seus produtos conforme o tipo de material, função ou público.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, separe seus produtos por tipo. Divida-os entre calças, blusas, saias, casacos, camisetas, shorts, entre outras peças que tiver no seu estoque. Você pode subcategorizar e indicar se a roupa é uma peça infantil, adulto, masculina ou feminina.

6 –  Otimize os textos para buscadores (SEO)  

Neste passo você tem que incluir informações para que o seu produto seja encontrado pelos buscadores. Você deverá preencher o título do seu produto (até 60 caracteres com espaço) e incluir palavras-chave que são diretamente relacionadas aos produtos que vende e a descrição. Informe sempre qual é o produto, a marca, o modelo e as especificações técnicas. Exemplo:

“Celular Smartphone Motorola Moto G6 Plus Indigo 64gb”

Para essa estratégia dá-se o nome de SEO que, em tradução livre, significa Otimização para Mecanismos de Busca, uma ferramenta importante para impulsionar suas vendas. Veja as nossas dicas de como empregar a estratégia de SEO para a sua loja virtual.

A ideia é que você crie títulos e descrições com base nas palavras-chave mais usadas pelos consumidores na hora de pesquisar sobre o seu produto. Desta maneira, suas chances de aparecer bem posicionado em sites de busca aumentam.

Existem diversas ferramentas que podem de ajudar a entender como os usuários pesquisam o seu produto. O Google Suggest, por exemplo, disponibiliza sugestões de palavras relacionadas diretamente no campo de busca do Google. Ou seja, ao pesquisar um determinado termo, o mecanismo irá sugerir as principais consultas relacionadas.

O Google Keywords Planner também pode ser um grande aliado na busca por palavras-chave. Esta ferramenta, integrada à conta de anúncios do Google Adwords, permite que você avalie a incidência de buscas para termos e suas consultas associadas.

Com esses passos configurados, a administração da sua loja fica organizada, funcional e prática. Basta que você alimente corretamente cada uma das etapas para ter excelentes anúncios. Cada um desses seis passos representa um elo fundamental na construção da sua estratégia de vendas.

Após terminado todo o processo,  é só salvar e cadastrar todos os seus produtos. Essa primeira etapa é fundamental, pois, você só estará apto a vender depois de finalizá-la. Por isso, preencha todas as informações até o fim, cadastre todos os produtos do seu catálogo e mantenha seu estoque sempre atualizado. Afinal, quanto mais produtos cadastrados, maior a oportunidade de vender.

O próximo passo é a configuração de envio. Saiba como deixar tudo preparado na plataforma MercadoShops. Confira nossas dicas aqui.

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