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Como configurar os seus envios no Mercado Shops

Aprenda a configurar os seus envios no Mercado Shops e otimize sua operação para vender mais.


Com o volume de vendas de e-commerce previsto para atingir mais de 220 milhões de pedidos este ano e um faturamento estimado em R$ 69 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), suas entregas precisam estar funcionando corretamente. Afinal, com a operação logística em dia, o negócio flui melhor.

A entrega é uma parte essencial no processo de compra e a mais esperada pelos clientes – basta fazer uma busca rápida pelo termo “saiu para entrega” no Twitter para comprovar a expectativa pelo recebimento das suas compras online. Como o objetivo é impulsionar as vendas da sua loja online, você precisa oferecer as melhores opções de envio aos seus clientes. Para garantir um processo seguro e mais rápido, é muito importante saber como configurar os seus envios no Mercado Shops.

Veja como configurar seus envios no Mercado Shops

Para configurar os seus envios, você precisa seguir alguns passos simples. Primeiro acesse a painel da sua loja, depois em anúncios e selecione a opção “Envios”.

Opções de Envio

Depois de acessar a seção “Envios” você têm a liberdade de escolher como enviará os produtos aos seus clientes. Ative entre as três opções de envios disponíveis: “Correios”, “Outros Meios de Envio” ou “A combinar”. Você pode combiná-las de acordo com a sua estratégia de negócio. Defina as opções que oferecerá e tenha sempre em mente que quanto melhor o custo de envio, mais chances de vender.

Correios

No Mercado Shops contamos com uma integração que disponibiliza o cálculo do frete com base no preço praticado nas agências dos Correios. Para habilitar essa integração você deve clicar na opção “Correios” e digitar o CEP de origem dos produtos, ou seja, o CEP da sua loja.

Pronto! É só clicar em “Salvar” que sua integração estará ativa. Agora, quando o seu cliente for comprar e digitar o CEP de destino, nossa integração fará o cálculo automático do valor a ser pago para cada tipo de envio disponível – PAC ou Sedex.

Caso tenha um contrato direto com os Correios, que ofereça preços diferenciados de frete, você pode cadastrar as informações do seu contrato no campo “Contrato próprio” e disponibilizar as melhores ofertas para seus clientes. Automaticamente carregamos os preços negociados entre você e os Correios.

Você também pode cadastrar “Custos personalizados” – como, por exemplo, uma valor extra para produtos com uma determinada densidade ou outros casos especiais, como por exemplo CEPs que costumam ter ocorrências no envio.

Caso trabalhe com produtos personalizados ou tenha necessidades específicas de prazo, você pode usar o campo “Manuseio” para informar quantos dias além do tempo dos Correios você precisa para enviar o produto. Assim, você alinha as expectativas do seu cliente deixando ele ciente do prazo real de entrega.

Outros Meios de Envio

Nessa opção você pode cadastrar a transportadora de sua confiança e subir manualmente suas tabelas de frete. Assim, ao efetuar uma compra, o seu cliente saberá os prazos e preços praticados por esse parceiro logístico. Você pode escolher mais de uma transportadora e deverá cadastrar o tipo de transporte, os locais de entrega e os valores.

Caso escolha enviar o produto por meio de um serviço de entrega terceirizado para o endereço fornecido pelo destinatário, fique atento para:

  • Enviar o produto em nome do comprador: assim, é garantido que o destinatário receba o produto diretamente, com redução dos riscos de extravio.
  • Comprovante de entrega do envio: é preciso guardar o aviso de recebimento da empresa de transporte na qual foi registrado o endereço e a data de envio. Essa é uma garantia para provar que que a encomenda foi entregue.

A Combinar com o Vendedor

Ao selecionar este meio de envio, você se compromete a entregar o item ao seu comprador. Essa entrega pode ser presencial ou por outro meio a sua escolha. Para esta opção, considere o seguinte:

  • Se você tem uma loja física: informe o seu horário de funcionamento assim que a venda for realizada. Assim os seus clientes saberão o horário que podem retirar as suas compras.
  • Se for entregar em outros locais: procure entregar em lugares seguros. Espaços públicos são sempre os mais indicados. Pode ser um shopping, uma estação de metrô ou algum lugar com bastante trânsito de pessoas.
  • Nota fiscal do produto: esse é o documento que garante a comercialização. Por isso, ele precisa ser bem claro e conter as seguintes informações: 1) Número da negociação e título do produto. 2) Data de entrega. 3) Nome completo, CPF e assinatura da pessoa que recebeu.

Seja através dos Correios ou o seu parceiro logístico, é preciso verificar e cadastrar a dimensão dos produtos na hora de criar os seus anúncios. Isto garante que o cálculo do frete seja mais preciso e fique visível para o seu comprador.

Compra concluída. O que fazer?

Depois que o seu cliente concluir uma compra, você deverá realizar a postagem do produto o mais rápido possível e também informar o código de rastreamento. Lembre-se de comunicar ao consumidor cada etapa do processo de separação, envio e entrega da compra. Isso o deixará seguro e evitará possíveis contatos.

Como proceder depois que o produto for enviado?

Ao concluir uma entrega você deverá acessar sua lista de vendas e marcar a opção “Entreguei”. Assim, quando extrair os relatórios de vendas da sua loja terá uma dimensão melhor da qualidade dos serviços prestados, preços e prazos praticados.

Viu como é fácil? Com os seus envios configurados você conseguirá oferecer a melhor maneira de entrega dos seus produtos e ajustar a sua operação logística. Aproveite e aprimore as suas vendas.

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