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Como a embalagem pode melhorar a conversão da sua loja online

A embalagem faz toda a diferença na experiência de compra. Escolher o pacote ideal garante a conservação do produto, atesta qualidade logística e boa reputação da sua loja virtual.


A embalagem pode ser um grande diferencial do seu negócio. Pode ser uma ferramenta para que você supere as expectativas do consumidor e torne a experiência de compra dele ainda melhor. Nada agrada mais do que ver um pacote impecável e embalado com cuidado.

Mas é importante lembrar que o embrulho não deve ser apenas atrativo para os olhos. Ele precisa ser funcional também. Não adianta, por exemplo, a caixa em perfeito estado se o conteúdo chegar danificado.

Lembre-se de que a embalagem faz parte da estratégia logística e está ligada diretamente à qualidade da entrega. Por isso, produto e embalagem precisam ser compatíveis. Veja pontos importantes a serem observados:

Dimensão dos produtos

Saber a largura, o comprimento, o volume e os possíveis acessórios que acompanham o produto ajudam no planejamento e na escolha da forma do envio. Os Correios, por exemplo, só aceitam pacotes que não ultrapassem a soma máxima das dimensões de 200 cm (comprimento + largura + altura). Se os seus produtos ultrapassam essas dimensões deverá buscar outras alternativas de envio. O mais importante é calcular corretamente cada uma dessas variáveis dos seus produtos e estoque para que te ajude a planejar não só a forma de envio, como a compra das embalagens corretas.

Materiais de proteção

Há, no mercado, vários materiais que ajudam a proteger o produto para que ele não danifique durante o trajeto e seja entregue intacto ao cliente. Conheça os mais comuns e saiba como garantir a integridade do seu produto na hora da entrega:

Plástico bolha

Quem vende cerâmica, vidro ou qualquer outro objeto frágil precisa certificar que chegará ao seu destino sem sofrer danos. O ideal é revestir esses itens utilizando plástico bolha. Objetos pontiagudos e cortantes também entram na lista de produtos que se favorecem com a proteção fornecida por este material. Evitando que eles perfurem a caixa e causem acidentes durante o trajeto.

Almofada de ar e papéis fragmentados

Outra alternativa para quem precisa garantir que os objetos frágeis não sofram com as “batidas e trepidações” do transporte é usar almofadas de ar e papéis fragmentados para preencher os espaços vazios das caixas. Assim, ao serem transportadas, as encomendas não ficam soltas dentro das embalagens. O material é usado para assegurar que produtos de todos os tamanhos não sofram danos.

Isopor

Quem também amortece os impactos do transporte é o isopor. Usado nas laterais das caixas, ele ajuda a evitar danos em produtos planos como quadros e eletrodomésticos.

Envelope de plástico

Como os produtos precisam ser enviados com o maior nível de segurança possível, o envelope de plástico pode ser um excelente aliado nesse quesito. Ideal para roupas, pelúcias, livros e cadernos, ele protege os itens da umidade.

Outra dica é personalizá-lo com a marca da sua empresa, além de incluir na embalagem códigos de barras ou números sequenciais. O envelope plástico também permite armazenar a nota fiscal em uma bolsa externa.

Fita adesiva gomada

Com esse tipo de fita, a lacração das embalagens é muito mais eficiente.  Ela garante mais segurança e reduz as chances de a caixa ser violada. Ela também pode ser personalizada com a sua marca.

Papel Kraft

O papel Kraft é considerado um dos materiais mais resistentes do mercado, além de ser uma tendência quando o assunto é embalagem. Versátil, você pode ser utilizado na fabricação de envelopes, sacolas, caixas, entre outros. Tudo isso com um bom custo-benefício, em função da sua qualidade.

Ele é indicado para roupas e outros objetos que não correm o risco de quebrar no trajeto. Vocë também pode usá-lo para proteger e reforçar ainda mais outros tipos de embalagens.

Papel de seda

Quem tem um e-commerce focado em moda pode usar o papel de seda como uma estratégia para proteger o produto e melhorar a experiência de compra, já que ele dá um toque diferente para a embalagem, mostrando a preocupação com o comprador.

Você pode deixá-lo ainda mais atrativo se optar por modelos estampados com a sua marca, por exemplo. Como se trata de um material delicado, opte por gramaturas maiores, assim ele não irá rasgar facilmente.

Personalização

O pacote também pode ser uma forma de fortalecer o nome da sua loja online. Você pode personalizar a fita adesiva ou criar um logo para que os consumidores identifiquem a sua marca. Outra ideia é criar um “item” que seja a cara do seu negócio e possa ser reutilizado.

Ainda, você pode usar e carimbo ou adesivo personalizado para colar na embalagem, que pode ser colocado tanto nas caixas quanto em folhas de seda. Reforce sua marca e deixe os embrulhos mais criativos.

As tags também são outro recurso para personalizar os envios. Elas agregam valor à loja virtual.

Além do tipo de embalagem usada, é preciso deixar o embrulho perfeito. Seguir as etapas abaixo ajuda a obter um resultado satisfatório:

  • Separar todos os materiais necessários: tesoura, tipo de embalagem e fita adesiva.
  • Fechar bem a encomenda para que nenhum item caia;
  • Lembrar-se de usar embalagens personalizadas do Mercado Livre sempre que possível;
  • Manusear com cuidado objetos delicados;
  • Atenção redobrada para produtos líquidos;
  • Imprima as etiquetas e cole no local indicado.

As embalagens são importantes tanto para a qualidade logística quanto para atestar a profissionalização da sua loja. Uma boa embalagem, pensada para acondicionar o produto de forma segura, garantindo sua integridade, pode transformar a experiência de compra do seu cliente.

É aí que está o “pulo do gato”! Uma boa experiência de compra online, pode ter um final incrível no momento da entrega e, assim, ajudar a fidelizar este cliente aumentando suas conversões. Afinal, um consumidor satisfeito volta a comprar na sua loja e também faz boas recomendações.

Além disso, ao ser embalado de forma correta, o item chega em perfeito estado ao destino, reduzindo seus custos com logística reversa, uma vez que diminui a ocorrência de trocas.

Com todas as dicas em mãos, invista em embalagens de qualidade, alinhe a etapa logística da sua estratégia de negócio e incremente as suas vendas.


Quer saber mais sobre embalagens? Veja o artigo publicado na Central de Vendedores.

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