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A importância dos descontos on-line

Os descontos on-line são uma ótima ferramenta para atrair o público. Todo mundo gosta de pagar um pouco ou bem menos por aquilo que deseja, pois existe uma satisfação que vai além do objeto da compra, uma espécie de benefício extra. Implementar políticas de descontos geralmente é tentador como recurso para incrementar as vendas, porque parece que na medida em que o preço baixa haverá mais compradores com vontade de comprar essa oferta. Porém, sua importância é relativa, e convém analisar e ter uma estratégia clara para ver como adaptamos este recurso. No percurso poderemos observar que tem outros fatores bem mais determinantes.

Brevemente, existem infinitas variantes para fixar políticas de descontos. Podem ter diversos objetivos: publicidade, fidelização, sazonabilidade, renovação, liquidação de stocks etc. Também podem ser implementados de diferentes maneiras: de forma direta, complementária (X% na segunda unidade), personalizada por meio de cupons ou de códigos. Sabemos que é importante saber qual é nosso objetivo, para diferenciar que tipo de desconto aplicar e não esgotar o recurso. Pois se tivermos um desconto fixo, que nunca o alterarmos, o público perceberá que é um desconto fictício.

Se analisarmos diversos tipos de desconto, cada um deles nos indicará um aspecto diferente da estratégia de marketing ou de nossa infra-estrutura digital que deve ser levada em conta.

Onde estamos?

Suponhamos que tivemos a ideia de implementar uma política de descontos mais tentadora e irresistível para os compradores. Vamos para nossa loja on-line,  a implementamos, e ficamos esperando que aumentem as vendas consideravelmente, mas não acontece nada. É claro… O problema é que antes de comprar, os possíveis clientes devem encontrar nossa loja on-line. A partir disso, abre-se todo o panorama do posicionamento nos motores de busca na (SEO) ou em diversos pontos que conduzam a nossa loja on-line, como as redes sociais ou o investimento em marketing on-line. A ideia é criar vias de acesso para que os potenciais clientes se aproximem para conhecer-nos, e essa estratégia precede a qualquer política de preços.

O design da loja online é um desconto enorme

Não há forma de economizar mais valiosa que poupar tempo, e o cliente sabe disso. E não existe desconto que supere a capacidade de ter o produto exato que o cliente quer no momento em que ele precisa. Se nossa loja on-line for agradável, se o visitante encontrar facilmente o que estiver procurando (o que estava procurando sem saber disso), se todo o processo de compra for simples e transparente e cada passo que ele der se encontre com soluções e não problemas, ele sentirá que está poupando muito tempo.

Portanto, o design de nossa loja on-line deve fazer com que o cliente se sinta à vontade e confiante. Num ambiente confortável e seguro, que funcione corretamente e a máquina não se trave, que seja navegável, sem inconvenientes, e não gere dúvidas em relação à seriedade daquilo que oferecemos.

É fundamental que o cliente possa satisfazer a maior quantidade de dúvidas por si mesmo e que não precise perguntar todo tempo. Uma máquina de lavar roupas que for publicada sem suas medidas é um convite para que a pessoa procure em outro site. O cliente deveria dizer “Isso é o que eu preciso!” rapidamente e com a informação que tem disponível ao alcance das mãos na loja on-line. Embora, à primeira vista, não pareça assim, isso tem bem mais impactante que a maioria dos descontos on-line.

Uma história mais longa do que parece

Os cupons de desconto têm 130 anos de história. Eles foram inventados em 1887 por Asa Candler, o farmacêutico que comprou do John Pemberton a patente da Coca Cola para explorá-la comercialmente. Ele lançou uma campanha com alguns papeis escritos à mão, que podiam para ser trocados por um copo de Coca Cola. Teve tanto sucesso que após 20 anos se calcula que 1 em cada 9 estadunidenses tinha tomado um copo de graça.

Passou um longo período, e hoje o marketing digital proporciona possibilidades ilimitadas para aplicar essa ferramenta, com uma exatidão que era inconcebível há pouco tempo atrás. Temos a possibilidade de atrair compradores fornecendo descontos on-line para os produtos que mais os seduzem, e podemos fazer isso porque temos ferramentas para saber não só o que já compraram, mas também o que estiveram procurando. Para isso, utilizamos ferramentas como o Google Analytics, que registra os movimentos dos clientes em nossa loja on-line, e permite saber, através de pesquisas, como chegaram até nós, quais páginas foram mais exploradas, por que eles vieram e por que foram embora.

Para poder aplicar descontos on-line personalizados é importante contar com uma política de e-mail marketing, que permita fornecer descontos para os clientes que já compraram. Os códigos de desconto servem para que o cliente sinta uma maior personalização, e uma boa tecnologia inclui a possibilidade de implementar toda essa gestão, desde a geração de códigos e o processamento dos e-mails, para efetuar o desconto refletido no carrinho de compras do cliente, que observa o desconto como mais tangível.

Envio grátis

De acordo com o tipo de bem adquirido, a possibilidade de oferecer envio gratuito pode representar um desconto bem atraente. Em muitos casos, e desde a perspectiva do cliente, o envio pode ser visto como algo bem caro e complicado. Para nós, como comerciantes, basta ter uma organização logística expeditiva e eficiente, que permita minimizar esse custo e usá-lo como um às na manga.

Os descontos on-line são apenas mais uma ferramenta na estratégia de comercialização

Como pudemos ver, a possibilidade de implementar políticas efetivas de descontos on-line se inter-relaciona com todo o repertório de recursos que tenhamos em nossa loja on-line. O design em si mesmo, a implementação de políticas de marketing para atrair clientes e manter-nos conectados com eles, as ferramentas de análise para medir os resultados, as formas de pagamento confiáveis e a logística são elementos fundamentais para planejar de maneira eficiente e experimentar com as diversas variáveis. A chave é ter um partner tecnológico que tenha a experiência necessária e que permita nos focar em nosso negocio, fornecendo-nos as melhores ferramentas.

2 comments

  1. boa tarde como fazer pois e muito difise de pubricar gostaria de uma empresa que fizeste para mim osiaas

    1. Atendimento MercadoLivre says:

      Oi, osias!
      Tudo bem?

      Desculpeme não entendi sua mensagem, poderia me explicar como posso te ajudar?

      Aguardo o seu contato.

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