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Primeiros passos no e-commerce: 10 itens que não podem faltar no seu site

Para que a sua loja virtual seja um sucesso desde o início, preparamos 10 dicas para que siga no momento da criação do seu ecommerce.


Na hora de criar o seu e-commerce, é fundamental estar atento a diversos fatores que podem fazer a diferença na hora de vender. Ter uma vitrine bonita, navegação intuitiva e compatibilidade com diversos dispositivos são itens básicos para oferecer uma experiência de compra fantástica para o seu consumidor.

Para te ajudar nesses primeiros passos, separamos 10 itens básicos que toda loja de sucesso deve ter para conquistar e fidelizar os seus clientes, além de sair na frente da concorrência. Confira as dicas para seguir na hora de criar sua loja virtual:

1) Páginas de carregamento rápido

Quem compra online geralmente valoriza duas características: agilidade e praticidade. Pesquisas apontam que o consumidor espera até dois segundos pelo carregamento da página, por isso, certifique-se de que o seu site não demore para carregar as páginas. Um layout limpo e com imagens mais leves (com qualidade, mas com tamanho do arquivo reduzido) são o ponto chave para oferecer uma melhor experiência de compra.

Além disso, a velocidade de carregamento da sua loja virtual impacta no posicionamento dele nos mecanismos de busca como o Google. Para te ajudar, o buscador disponibiliza duas ferramentas gratuitas para avaliar a performance do seu site e indicar melhorias: o Test My Site e o Speed Scorecard.

2) Design responsivo

Hoje, cresceu o número de pesquisas por produtos e compras realizadas com dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Isso significa que o seu e-commerce tem que estar preparado para ser acessado através de todos os dispositivos: celular, tablet ou computador. Por isso, escolher uma plataforma que ofereça um layout 100% responsivo (que se adapta aos diferentes dispositivos) é de suma importância para não perder vendas e oferecer uma excelente experiência de compra.

3) Compra simplificada

Como os consumidores buscam agilidade, é normal que após terem decidido quais produtos levar, queiram finalizar o processo rapidamente. Para isso, garanta que o cadastro inicial seja feito apenas com dados essenciais e complete-o em um segundo momento. Outra forma de agilizar o checkout é salvar os dados do cliente para uma próxima compra, como endereço de entrega e número do cartão.

4) Descrição detalhada de cada produto

Um dos principais itens que não podem faltar em todos os anúncios do seu site é uma descrição bem feita de cada item, com um texto bem redigido, sem erros de ortografia, direcionado para o seu cliente e que tenha uma boa estratégia de SEO.

Busque tirar todas as possíveis dúvidas a respeito do produto que está vendendo. Pense sempre no seu consumidor na hora de escrever e seja criativo, pois deixar o texto menos formal pode gerar empatia.

5) Imagens de qualidade

Para apresentar os seus produtos destacando suas principais características, nada melhor do que tirar fotos de qualidade, valorizando os detalhes. Lembre-se que a imagem funciona como uma vitrine para o seu produto, então capriche e conquiste seus clientes. Como já falado no primeiro item, não esqueça de carregar arquivos com qualidade mas que tenham um tamanho de arquivo leve, pois isso ajudará no carregamento de cada página de produto.

Se você não quer errar na hora do clique, mas não tem um super equipamento, confira nossas dicas de fotografia com o celular e arrase nas imagens!

6) Cálculo de frete e formas de pagamento

Quem consome online já sabe que o frete será parte do processo de compra, por isso, não esconda essa informação. Ao criar a sua loja com a plataforma do Mercado Shops, a calculadora de frete fica visível para que o comprador saiba quando o produto chega e quanto deverá pagar pela entrega.

O mesmo acontece com as formas de pagamento. Deixe claro para o seu cliente como ele poderá pagar e em quantas vezes pode parcelar a compra.

7) Canais de Contato

O cliente confia muito mais em um site que tenha meios de contato disponíveis. Para deixar o seu consumidor seguro, deixe em um local visível do seu site as principais informações de contato da sua loja. Procure oferecer o máximo de opções possível: e-mail, telefone, chat, endereço, WhatsApp, entre outros.

8) Presença nas redes sociais

As redes sociais da sua loja virtual são um ótimo meio de deixar os consumidores atualizados sobre as novidades e ainda estreitar os laços dessa relação. Por isso, coloque os ícones das principais redes sociais em destaque no seu site, com link para os canais da sua loja virtual.

9) Ferramentas de gestão e vendas

Uma boa loja virtual precisa de uma gestão organizada do seu estoque, pedidos e entregas. Então, na hora de escolher a plataforma da sua loja virtual, certifique-se de que ela oferece um sistema de gestão centralizado e ferramentas para otimizar o dia a dia da sua operação.

10) Análise de métricas e indicadores

Acompanhar a performance da sua loja – além do checkout – permite que você realize ajustes em sua estratégia de marketing e/ou de negócios. Sendo assim, não esqueça de integrar sua loja virtual ao Google Analytics. Com ele é possível, por exemplo, verificar a quantidade de acessos e a taxa de conversão de sua loja.

Para não deixar passar nenhuma informação importante, confira as métricas que todo e-commerce deve acompanhar.

Depois de seguir essas 10 dicas, você está mais do que pronto para montar uma loja virtual de sucesso. Mãos à obra e boas vendas!

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