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10 estratégias para atrair clientes no Instagram

Além de ser a rede social favorita dos millennials, o Instagram figura como uma poderosa ferramenta para aumentar suas vendas.


Ano após ano, o Instagram registra um crescimento exponencial. Este movimento ficou ainda mais evidente depois que a gigante das redes sociais – o Facebook – comprou a empresa e, mais tarde, acrescentou a função “Stories” ao aplicativo. Com mais de 500 milhões de usuários, entre marcas e pessoas físicas ao redor do mundo, a rede social favorita dos millennials virou uma importante ferramenta para as marcas promoverem seus produtos.

Considerando essa expansão é fundamental que as lojas online dirijam parte da sua estratégia de marketing digital para esta rede social. Afinal, é preciso aproveitar este boom do Instagram para posicionar melhor sua marca e potencializar as vendas do seu e-commerce.

Para te ajudar a construir uma estratégia ou melhorar suas ações listamos 10 passos fundamentais para atrair clientes no Instagram. Descubra se está fazendo um bom trabalho ou se precisa prestar mais atenção em alguns destes itens:

1 – Escolha as hashtags adequadas

As palavras que acompanham a legenda das suas publicações são chamadas de hashtags e não devem ser escolhidas de forma aleatória. Busque sempre colocar palavras ou expressões que tenham relação com o seu setor, produto ou o assunto que quer inserir a sua marca.

Não basta colocar várias hashtags. É preciso analisar com cuidado, observar em que tipo de publicação aquelas palavras aparecem e com que frequência são utilizadas. Por fim, escolha entre 5 e 10 para acompanhar o seu post e ajudar que seu conteúdo apareça no motor de buscas do Instagram.

Na dúvida, você pode pesquisar o nome do seu produto ou da sua marca em aplicativos de sugestão de hashtags pagos e gratuitos. Estas ferramentas dão sugestões de hashtags relacionadas e a frequência de sua utilização, assim você consegue decidir quais as melhores palavras para utilizar.

2 – Instagram Stories

A ideia de produzir um conteúdo que irá desaparecer em 24 horas não deve desencorajá-lo. Os millennials, por exemplo, passam 12 horas por dia conectados à Internet, segundo estudos que analisam o comportamento dos usuários. “O futuro digital em perspectiva”, da empresa ComScore, assegura que somente no Brasil 20% dos usuários passam o tempo vendo vídeos, 15% nas redes sociais e outros 15% em aplicativos de mensagem. Na Argentina o cenário se inverte: 15% em multimídia, 20% em redes sociais e 15% em mensageiros. Estes dados estatísticos são chaves para que entendas que, ainda que o vídeo vá desaparecer em 24 horas, poderá captar a atenção de milhões de seguidores.

Estes jovens valorizam os conteúdos efêmeros. Por isso, é importante aproveitar este formato para captar a atenção desse público, gerar conexão com a sua marca e tráfego para sua loja – inserindo links nos Stories e usando a opção “Swipe up” (arrastar para cima) do aplicativo.

3 – Concursos e Promoções

Os concursos e promoções têm a mesma lógica em todos os canais. Os compradores, ao encontrarem as palavras “oferta” ou “ganhe”, não podem evitar o impulso de ver sobre o que se trata.

Se falamos de concursos, no Instagram você pode marcar os usuários e, desta maneira, atrair novos seguidores. Neste sentido, a ideia é segmentar bem o público ao qual está direcionado o seu e-commerce e pensar concursos desenhados especialmente para eles.

Vale destacar que as regras precisam estar claras para que não haja mal entendidos e que este prêmio seja suficientemente atrativo para sua audiência. E, antes de colocar o concurso no ar, certifique-se de que está em conformidade com a legislação vigente para esse tipo de ação de marketing.

4 – Conteúdos emocionais e com valor agregado

Os usuários buscam emoções ao entrar nesta rede social. Por isso, ofereça conteúdos emocionais e com valor agregado na hora de fazer publicações. Seja através de fotos ou vídeos, seu e-commerce precisa se concentrar em gerar empatia.

Uma maneira de saber se está seguindo por um bom caminho é mensurar – quantitativa e qualitativamente – as interações com o público.

Para gerar conteúdo com valor agregado, é preciso conhecer a audiência e saber quais são seus interesses. É importante que não vejam um objetivo comercial nestas publicações. Se a sua loja vende maquiagem, por exemplo, oferecer dicas sobre a make perfeita para uma festa vai gerar mais proximidade com o público do que um anúncio publicitário só com a foto do produto, sem contexto.

5 – Siga as pessoas certas

Seja seletivo com as contas que irá seguir para segmentar melhor o seu público. Criar um perfil adequado no Instagram tem que ser um dos seus objetivos. De acordo com o setor que está inserido, tente encontrar as melhores referências e passe a segui-las. Isso facilitará a tarefa ao gerar seu próprio público.

6 – Os vídeos são tão importantes quanto as fotos

É por isso que ambos tem que ter qualidade. Seja criativo na hora de escolher as imagens – seja para vídeos ou fotos – com as quais a empresa vai se apresentar. Afinal, nesses tempos, as imagens dizem muitos mais que as palavras.

Cada publicação deve ter uma produção de qualidade que mostre que o seu e-commerce é inovador e está por dentro das últimas tendências.

Dê atenção especial aos vídeos, que podem funcionar como uma publicidade: a mensagem precisa estar clara e o conteúdo deve ser atrativo para o público. Aproveite os recursos disponibilizados pelo Instagram, como os filtros que podem fazer de uma foto ou um vídeo algo muito mais original.

7 – Interaja com o público

Não adianta só fazer publicações, é preciso participar deste espaço. Com um simples “curtir”, sua loja pode começar uma relação com um possível novo cliente. Então aproveite para responder possíveis perguntas, sugestões ou reclamações.

Também é importante levar em conta que, por ser uma comunidade, você pode começar o processo de venda no Instagram. Como? Coloque links da sua loja ou de uma publicação específica e os usuários do Instagram podem comprar diretamente da rede social.

8 – Trabalhe com influenciadores

Escolha algum influenciador para promover os seus produtos. Hoje, os influencers são pessoas com milhões de seguidores que com uma simples publicação em suas contas podem ajudá-lo a aumentar suas vendas.

Você pode se aproximar de alguém e oferecer um presente especial para anunciar ou você pode simplesmente marcá-lo em uma de suas publicações. Não precisa marcá-lo em todos os posts, apenas naqueles que tenham alguma relação com a marca.

Quer saber mais como trabalhar com influenciadores? Confira um artigo inteirinho sobre o assunto aqui.

9 – Instagram conta com um guia para empresas

Se trata de um site que tem todas as informações necessárias para que marcas aprendam os diversos usos que podem fazer da rede social: desde publicidade até ideias criativas para conseguir mais seguidores. Você pode acessar clicando aqui.

10 – Use ferramentas de análise

Para saber como está funcionando a campanha de marketing no Instagram é necessário ter contato com as métricas. Em toda estratégia digital, os dados coletados através destas análises ajudam a saber se os esforços estão bem direcionados.

Saiba mais sobre quais métricas o seu e-commerce não pode deixar de acompanhar aqui.

O Instagram é um dos canais mais efetivos para aumentar suas vendas, mas precisa saber usá-lo. Cada uma das publicações que fizer nesta rede social tem que ter um sentido: seja a estética das fotos ou vídeos que publicar para gerar emoções, seja a escolha dos usuários que irá seguir. Tem que estar atento às métricas e também às últimas tendências que vão aparecendo. Mas, sem dúvida, o que não deve perder de vista são os influenciadores. Eles podem fazer as coisas muito mais fáceis.

Você tem uma estratégia para o Instagram?

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